Páginas

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

1º DOMINGO DA QUARESMA: A hora da opção!

Estamos iniciando a Quaresma e deveríamos começar fazendo-nos esta pergunta: para que celebramos a quaresma? Será que já nos fizemos, alguma vez, esta pergunta? É essencial para a nossa vida, conhecer bem a resposta. Entre as mensagens que a Palavra de Deus nos dá cada domingo, esta é a mais fácil de ser entendida. Porque é o próprio Jesus que nos dá a resposta, não com a palavra e sim com o exemplo. 

São Lucas (Lc 4,1-13) nos conta que Jesus, depois de ser batizado por João Batista, retirou-se no deserto. Aqui, esta palavra tem um sentido diferente. Este mundo é comparado a um desterro. Pedimos a Nossa Senhora: "Depois deste desterro, mostrai-nos a Jesus". E, durante este tempo, devemos fazer as opções mais importantes. Foi isto que fez Jesus. 

Ele foi convidado pelo demônio a deixar-se escravizar pelas riquezas, pelo poder, pela vaidade, e, hoje, poderíamos acrescentar o consumismo, o prazer, o ódio, a violência e tantas outras coisas que nos levam a destruir a natureza criada por Deus, prejudicar os nossos irmãos e a destruir-nos a nós mesmos. 

Mostrou-nos, também, onde nós podemos encontrar o caminho certo para podermos seguir com segurança, a luz para guiar os nossos passos e a força para vencer todos os obstáculos. Tudo isto encontramos na palavra de Deus deste domingo. 

Este é o exemplo que Jesus nos dá ao iniciar a quaresma. A nós cabe imitá-lo. A escolha é nossa! Nos oferece uma quaresma para fazer a nossa opção..

Monsenhor Antonio

 

Nenhum comentário: