Páginas

sábado, 6 de fevereiro de 2016

5º DOMINGO DO TEMPO COMUM: Palavras de Vida!

"Só tu tens palavras de vida eterna", disse São Pedro a Jesus. Todos nós sabíamos isto porque foi Ele Quem criou todas as coisas vivas e também às Que não tem vida. Os seres humanos só sabem matar e destruir. Mas, a Palavra de Deus deste domingo nos lembra, com fatos concretos, sempre dá vida. 

A Primeira Leitura (Is. 6,1-8) nos conta a vocação de Isaías com estas palavras: "Disse eu então: "Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos. Nisso, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, e tocou a minha boca, dizendo: 'Assim Que isto tocou seus lábios, desapareceu tua culpa e teu pecado está perdoado'.Ouvi do Senhor Que dizia: 'Quem enviarei? Quem irá por nós?' Eu respondi: 'Aqui estou! Envia-me". Assim, ele iniciou a sua missão de profeta, anunciando a palavra de Deus. 

O mesmo aconteceu com o apóstolo S. Paulo (1Cor. 15,1-11). Ele era um fanático da religião judaica, e chamava-se Saulo. Ele conseguiu autorização para ir a Damasco, onde havia uma comunidade de cristãos, para prendê-tos e matá-los. Quando Jesus, conhecendo a sua boa fé, apareceu-se a ele no caminho de Damasco, ele caiu do cavalo e ficou cego, e, naquela mesma comunidade que ele procurava para destruir, ele recuperou a vista e aprofundou no conhecimento de Jesus a quem odiava. A partir deste momento, chama-se Paulo. Ele mesmo confessa esta verdade: "Por último, apareceu também a mim, como um abortivo. Na verdade, eu sou o menor dos apóstolos, nem mereço o nome de apóstolo, porque persegui a igreja de Deus". 

São Lucas (Lc. 5,1-11) conta que: "Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: 'Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca". Simão respondeu: "Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção a tua palavra, vou lançar as redes". Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixe, que as redes se rompiam. 

A Palavra de Deus é palavra de vida e a palavra que manda e acontece. Indo na conversa dos homens, só acontece coisa errada. 

A escolha é nossa! 

Monsenhor Antonio


Nenhum comentário: