Iniciamos a quaresma com a Procissão dos Ramos. Esta procissão tem um significado especial para todo o Povo de Deus. É a prova que demonstra qual é o Povo de Deus e quem é o Deus do povo.
Jesus volta para Jerusalém, agora para salvar o seu Povo. O povo ignora esta missão de Jesus. Ele também nada diz para o seu povo, porque o importante não está em propagar, e sim em realizar a salvação. Ele volta a Jerusalém para cumprir a promessa do Pai, que faria surgir do meio do seu povo aquele que deveria ser o Salvador do mundo.
O povo acredita que Jesus é o Salvador. Ficaram preocupados porque Ele se escondeu pois a hora ainda não tinha chegado. Chegada a hora, Ele volta para Jerusalém. Ele veio para salvar um povo que tinha esta cidade como capital. Lá ele deve realizar a salvação do mundo.
O povo fica sabendo e organiza uma calorosa acolhida. Ele manda a seus discípulos procurar um jumentinho para fazer a sua entrada na cidade Jerusalém. Assim Ele quer ir ao encontro do seu povo. A multidão O recebe com folhas de palmeiras e de ramos de árvores e proclamando-O Rei. "Bendito o rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!". Assim é acolhido Jesus pelo povo.
"Do meio da multidão, alguns dos. fariseus disseram a Jesus: 'Mestre, repreende teus discípulos'. Jesus, porém, respondeu: "Eu vos declaro: se eles se calarem, as pedras gritarão".
Assim começamos a semana santa: O povo humilde acolhe a Jesus como Salvador. As autoridades civis e religiosas, rejeitam a Jesus, no início da semana, e, na sexta-feira o crucificam.
O povo acolhe a salvação, as autoridades o crucificam.
Este é o mistério da salvação!
De que grupo vamos participar?
Monsenhor Antonio
Nenhum comentário:
Postar um comentário