Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2016

MISSA DA CEIA DO SENHOR

Aprendi na catequese, que na missa celebrávamos a vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus. Aprendi, também, que Jesus celebrou a primeira missa, ao celebrar a última Ceia com os seus discípulos. Nós vemos anunciada a noite da quinta feira santa, com o nome de Lava-pés. Porém, a celebração da noite da quinta-feira santa, é muito mais que Lava-pés. Com este gesto de Jesus, lavando os pés dos seus discípulos, só dá-nos uma lição: Quem quiser ser seu discípulo deve estar a serviço dos outros. 

A celebração desta noite chama-se também de Comunhão, porque para participar dela precisam estar em união com Deus e com os irmãos. Ao celebrarmos ao redor de uma mesa, lembra-nos a importância que devemos dar a vida familiar. O fato de chamar- se também Eucaristia, diz-nos que o melhor é sermos, constantemente, agradecidos a Deus por tudo o que d'Ele recebemos. 

Jesus assina a Nova e Eterna Aliança com o seu sangue, que oferece, livremente, nesta celebração, dizendo: "Este é o cálice do meu sangue, o sangue da Nova e Eterna Aliança que será derramado por vós e por muitos para remissão dos pecados". Assim Ele celebra o sacrifício que consumirá na cruz, na sexta feira santa. Com ele, reparará o nosso pecado e nos devolverá a dignidade de filhos de Deus. 

A partir deste momento, podemos conseguir, através dos sacramentos, o perdão dos nossos pecados e as graças de que precisamos para viver como cristãos. Esta é a verdadeira Páscoa que celebramos na noite da Quinta-feira Santa e renovamos todos os dias, na santa missa. Por ela passamos da morte do pecado à Vida de filhos de Deus! 

Monsenhor Antonio


Nenhum comentário: