Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2016

5º DOMINGO DA PÁSCOA: O Povo de Deus!

Os discípulos de Jesus espalharam-se pelo mundo, anunciando a todos os povos o Evangelho. A paz e a felicidade que sentiam era tanta, que tinham necessidade de contar a sua experiência aos seus companheiros. E, ao ver como se multiplicavam as comunidades que aceitavam os seus ensinamentos, "designaram presbíteros para cada comunidade". Eis a origem do sacerdócio. (At. 14,23) 

Este é "o novo céu e a nova terra" de que nos fala o Apóstolo São João (Jo. 21,1-5), totalmente transfigurado pela Palavra de Deus, onde não existe sofrimento nem lágrimas, porque "ela é a morada de Deus com os homens; Ele está cumprindo a sua promessa: 'Esta é a morada de Deus entre os homens. Deus vai morar no meio deles. Ele será o seu povo; e o próprio Deus estará com ele". Jesus promete: "Eis que faço novas todas as coisas". 

No Evangelho, Jesus anuncia-nos a causa desta transformação: "Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vos deveis amar-vos uns aos outros. Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros". (Jo. 13,34-35) 

Este é o povo que Deus quer e todos nós desejamos. Mas tornou-se tão injusto e violento que perdemos até o conteúdo do Amor. 

Monsenhor Antonio


Nenhum comentário: