Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2016

6º DOMINGO DA PÁSCOA: A Igreja de Cristo!

A Palavra de Deus deste domingo apresenta-nos como é a Igreja fundada por Cristo. Afirma que sua Igreja não é uma igreja de ritos, sem conteúdo, como queriam os judeus e desejam muitos cristãos: ser batizado e já pertencente automaticamente à Igreja. Ser Igreja de Cristo é um compromisso, não é só palavras. A Primeira Leitura deste domingo diz-nos que não é assim. (At. 15.1-2, 22-29) 

A Segunda Leitura (Ap. 21,10-14; 22-23) afirma que a Igreja não é uma construção: "Não vi templo na cidade, pois o seu templo é o próprio Senhor, o Deus todo-poderoso, e o cordeiro". E continua dizendo-nos que a sua Igreja é todo o povo de Deus, quando nos diz: "Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, brilhando com a glória de Deus". É um povo que confia em Deus. Estava cercada por uma muralha. "A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos e o Cordeiro", indicando que a Igreja foi fundada por Cristo e divulgada pelos apóstolos e dos seus sucessores. "A cidade não precisa de sol nem de lua para a iluminarem, pois a glória de Deus é a sua luz e a sua lâmpada é o Cordeiro". Neles está a paz e a felicidade que precisamos. 

São João (Jo. 14, 23-29) resume em que consiste ser igreja de Cristo, com estas palavras: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a Palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou". Assim deve ser a nossa vida cristã. 

Conhecendo a nossa limitação, acrescenta: "O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo". Ele conduz a nossa vida. 

Nós somos Igreja!

Monsenhor Antonio


Nenhum comentário: