Páginas

sábado, 14 de maio de 2016

DOMINGO DE PENTECOSTES: Início da Igreja

Jesus é o nosso Salvador porque Ele veio salvar a humanidade. É o que aprendemos no catecismo. Isto é verdade, porém, não é toda a verdade. O certo é que Ele veio reparar o nosso pecado, renovando, assim, a nossa amizade com Deus. Por isso Ele veio participar da nossa natureza humana.

Durante a vida, que foi igual à vida de todos os homens, escolheu os doze apóstolos e preparou-os, com o seu exemplo e com as suas palavras, para depois eles continuarem a missão que Ele estava iniciando.

Depois de sua Ressurreição, quando apareceu pela primeira vez a "seus discípulos, disse: 'A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, Eu também envio a vocês". A missão Dele tinha terminado. Neste momento passava a sua missão para a Igreja, mas aconselhou-lhes: "Não se afastem de Jerusalém até receber o Espírito Santo".

A Primeira Leitura deste domingo (At, 2.1-11) nos conta como eles receberam o Espírito Santo e começaram a pregar. Todos eles falavam no idioma judaico e todos os que os ouviam, mesmo os que falavam outras línguas, entendiam os que eles diziam.

Foi neste dia que os apóstolos começaram a cumprir o mandato de Jesus: "lde pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura. Quer crer e for batizado será salvo, que não crer será condenado". Assim, recebemos a salvação que Jesus mereceu para nós, através da sua Igreja. Seremos salvos se pertencemos à Igreja de Cristo.

"O Espírito Santo é a vida da Igreja".

Monsenhor Antonio


Nenhum comentário: