Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2016

12º DOMINGO DO TEMPO COMUM: Revestidos de Cristo

Domingo passado, iniciávamos o nosso comentário litúrgico, com as palavras do Papa Francisco, que dão o título a um livro, há pouco publicado: "O nome de Deus é misericórdia". Fundamentado nas palavras e nos gestos de Jesus, enviado por Deus para revelar- nos os mistérios do seu amor. 

A Palavra de Deus que ouvimos na Missa deste domingo, nos anuncia, com mais profundidade, a razão desta afirmação (Zc. 12,11 a 13,1) : "Derramarei sobre a casa de Deus e os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração: eles olharão para mim". E continua: "Naquele dia haverá uma fonte inacessível à casa de Davi e aos habitantes de Jerusalém, para ablução e purificação". 

São Paulo (3, 26-29) explica: "Irmãos, vos todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. O que vale não é ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só em Jesus Cristo. Sendo de Cristo sois então descendentes de Abraão, herdeiros segundo a promessa". 

No Evangelho, Jesus pergunta seus discípulos: "E vós, que dizeis que em sou?" Só vale a resposta de Pedro: "Tu és o Cristo de Deus". Ele nos revela um Deus misericordioso. É a fonte da misericórdia.

MONSENHOR ANTONIO





Nenhum comentário: