Páginas

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM: O Cristão

Domingo passado celebrávamos Maria Rainha do povo cristão. Acolhendo todos os seus filhos no Reino do céu porque o seu Filho primogênito, Jesus, abriu, para todos, as suas portas com sua morte e ressurreição. Hoje a palavra de Deus nos diz quem é o cristão. Pensamos que todos nós o somos porque recebemos o sacramento do batismo. E isto não é verdade porque são muitos os batizados que continuam pagãos. Batismo não é um rito e sim um compromisso que devemos viver.

A Primeira Leitura (Eclo. 3, 19- 31) nos manda: "Filho, realiza teus trabalhos com mansidão e serás amado mais do que um homem generoso. Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade e assim encontrarás graça diante do Senhor! Porque só Deus é grande e é d'Ele que recebemos a inteligência e as forças para praticarmos o bem".

A Segunda Leitura (Hb 12, 18-24) alerta-nos que, pelo batismo, "não vos aproximastes de uma realidade palpável", como são todas as coisas materiais que nos escravizam e levam-nos à praticar atos de violência, "mas da assembléia dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus; de Deus,o juiz de todos; dos espíritos dos justos que chegaram à perfeição: de Jesus; da nova aliança". 

No Evangelho (Lc. 14, 7- 14), Jesus, com parábolas materiais, dá- nos conselhos espirituais e eternos: "não ocupeis o primeiro lugar". Todos nós temos o nosso lugar neste mundo e na eternidade, e a nossa felicidade não conseguiremos querendo ser os primeiros, e sim cumprindo bem nossa missão e, procurando atender bem aos que precisam de nós. 

Ser cristão não é um nome, é uma vida dedicada aos outros.

MONSENHOR ANTONIO

Resultado de imagem para quem quiser ser o primeiro que seja o ultimo

Nenhum comentário: