Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

ANO NOVO, MARIA, MÃE DE DEUS E DIA MUNDIAL DA PAZ

Com estas palavras, Jesus nos revela todo o projeto que o Pai tem planejado para a vida de todos, e o que nós podemos fazer para contribuir para que ele se transforme numa feliz realidade, e, assim, toda a humanidade possa desfrutar da Paz, que o céu anunciou a terra, por intermédio dos anjos, na noite de Natal. 

Esta é a promessa que Deus faz e que encontramos na primeira leitura deste domingo (Nm 6, 22- 27). "O Senhor falou a Moisés, dizendo: 'Fala a Aarão e a seus filhos: Ao abençoar os filhos de Israel, dizei-lhes: O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a Paz". Assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei". Esta é a promessa do nosso Deus, a quem responsabilizamos, muitas vezes, pela injustiça e a violência que assustam a todos. 

"Jesus se fez igual a todos nós, em tudo, menos no pecado". Esta afirmação de São Paulo, a encontramos repetida, com detalhes, na Segunda Leitura da missa deste domingo (Gl. 4, 4- 7): "Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher". Todos nós nascemos de uma mulher, porém, muitas vezes, nossas origens não são fiéis a Deus como foi Maria, e isto prejudica a vida dos filhos, que, depois, perturbam a sociedade. Continua: "Sujeito à lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos lei" A lei dos homens que, muitas vezes, são contrária às leis de Deus. E acrescenta: "A fim de resgatar os que eram sujeitos à lei (dos homens) e para que todos recebêssemos a dignidade de filhos adotivos de Deus". Porque ninguém pode ser filho de Deus, seguindo as teorias dos homens. Termina dizendo: Assim, já não és escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso por graça de Deus." 

Esta mensagem, lendo o Evangelho (Lc. 2, 16-21), dá impressão que só os pastores entenderam. Depois de afirmar: "Encontraram Maria e José, e o recém- nascido deitado na manjedoura. Tendo visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores fiaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração." 

O Mistério de Jesus o conhecemos só depois de muita meditação!!!

MONSENHOR ANTONIO



Nenhum comentário: