Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

4º DOMINGO DO TEMPO COMUM: O Privilégio dos Humildes!

Vimos que só os pastores entenderam o Mistério de Jesus. Até Maria precisou "guardar e meditar o que eles contaram em seu coração". Os Magos, precisaram andar muito para descobrir o Mistério da Criança e sua Mãe. Para Deus, nada valem as riquezas nem os palácios dos reis; como de nada servem os templos e os seus sacerdotes, se não estão a serviço do seu povo. Esta é a mensagem que Deus nos convida a meditar neste domingo. 

Através do profeta Sofonias (Sf. 2, 3- 12,13), Deus nos adverte: "Buscai o Senhor, humildes da terra, que pondes em prática seus preceitos; praticai a justiça, procurai a humildade; achareis talvez um refúgio no dia da cólera do Senhor. E deixarei entre vós um punhado de homens humildes e pobres. E no nome do Senhor porá sua esperança o resto de Israel. Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras: não se encontrará em sua boca uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará".

São Paulo (1Cr. 1,26-31) afirma: "Entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana, nem muitos poderosos, nem muitos nobres. Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para confundir o que é forte; Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, para assim mostrar a inutilidade do que é considerado importante, para que ninguém possa gloriar-se diante dele. É graças a Ele que vos estais em Cristo Jesus, o que se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e a libertação,para que, como está escrito, 'quem se gloria, glorie-se no Senhor". 

Jesus, no Evangelho (Mt. 5, 1 - 12 ) resume as qualidades que precisamos procurar adquirir e praticar durante a nossa estada neste mundo, para viver em paz, colaborar na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, e garantir a paz e a felicidade eterna. 

Esta tarefa é nossa!

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: