Páginas

sábado, 7 de janeiro de 2017

EPIFANIA DO SENHOR: Vocação Universal

Nós todos temos tendência a ser egoístas. Por isso, Deus fez um mundo tão grande, e muitos não têm terra para morar nem para trabalhar. Criou tantas coisas para que não faltasse nada a ninguém, mas muita gente passa fome. Porque uns grupos de espertos apoderaram-se do que era dos outros. Cada grupo inventou a sua religião e ou de Deus. Até o povo de Israel esperava um Messias só para ele. Por isso Jesus se revela, desde o princípio, duma maneira transparente.

Depois de mostrar-nos a sua preferência pelos humildes e pelos pobres, anunciando o seu nascimento primeiro aos pastores, revela- nos que Jesus se fez homem para salvar a todos, sem excluir a ninguém. Só precisamos reconhecê-to como o nosso Salvador, com sinceridade, e seguir seus ensinamentos, com fidelidade. Esta é a mensagem deste domingo, em que celebramos a festa da Epifania do Senhor. 

Os Reis Magos, não consta que fossem pobres, mas que eram cientistas e que dedicavam ao estudo do universo. Foi através deles, de cor e de raça diferentes, que Jesus nos revela que Ele veio para salvar a todos, manifestou-se a eles através duma estrela diferente que os cativou e os conduziu até Jerusalém. Seguindo o costume dos homens, foram a procurá-to no palácio rei Herodes, perguntando: "Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente, e viemos adorá-lo". Aqui, como costuma acontecer nos palácios dos poderosos, não existe a verdade nem a vida; normalmente lá encontramos a mentira e a morte. Como aconteceu com, Herodes que disse também queria ir a adorá-Lo, e ordenou matar ai todas as crianças da região Belém, de menos de dois anos de idade. 

A estrela conduziu os Magos até a periferia de Belém, onde, numa casinha pobre, encontraram o Menino com Maria sua mãe. Eles O adoraram. Este encontro mudou de tal forma a sua que "voltaram para sua terra seguindo outro caminho." 

O nosso encontro com Cristo, sempre nos transforma!

Monsenhor Antonio 



Nenhum comentário: