Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

6º DOMINGO DO TEMPO COMUM: A nossa segurança!

Sentir-se com segurança é uma é uma das qualidades essenciais da pessoa humana, e todos, de alguma forma a procuramos. Normalmente não a encontramos porque a procuramos nas coisas materiais: dinheiro, poder, vaidade, e outras coisas que nos atraem através dos nossos sentidos, e, por isso, chegam a escravizar-nos e nos impedem de apreciar os valores espirituais e satisfazer os nossos anseios de paz e de felicidade. 

A Palavra de Deus deste domingo, nos convida a meditar o que Deus nos aconselha fazer para garantir a paz e a felicidade que Jesus nos prometeu. O livro do Eclesiástico (Eclo 15, 16-21) nos aconselha: "Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás. Diante de ti, ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir". E termina a leitura, dizendo: "Não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar". Por isso, a responsabilidade é nossa! 

O apóstolo São Paulo (1Cor. 2, 6-10), oferece-nos os seu exemplo, dizendo: "Irmãos, entre os perfeitos nós falamos de sabedoria, não da sabedoria deste mundo nem da sabedoria dos poderosos deste mundo, que afinal, estão votados à destruição. Falamos, sim, da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida desde a eternidade. Deus destinou para a nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se tivessem sabido, não teriam crucificado o Senhor da gloria". Termina a leitura afirmando: "A nós Deus revelou este mistério através do Espírito". Que todos recebemos pelo sacramento do crisma para orientar a nossa vida. 

O Evangelho encerra esta mensagem,com estas palavras de Jesus: "Não penseis que vim abolir a lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento". Continua, advertindo: "Quem esquecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem mesmo será considerado o menor no reino dos céus. Porém quem os praticar e ensinar, será considerado grande nos reino dos céus". E acrescenta: "Porque eu lhes digo, se a vossa justiça não for maior que a Justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus". 

Esta é a Palavra de Deus! Mas nós somos livres! 

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: