Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

7º DOMINGO DO TEMPO COMUM: Amar o próximo!

Todos nós temos tendência de julgar-nos os mais importantes do mundo, e que Deus criou todas as coisas para os que se julgam ser os mais inteligentes e se gloriam ser mais "espertos" que os outros. Eles, aos poucos vão apoderando-se de todas elas, e, se for possível transformariam o universo num grande feudo, onde eles seriam os donos, deixando os outros sem nada, e fazendo deles seus escravos. Esta é a realidade do mundo de hoje, onde milhões estão morrendo de fome e sem lugar a onde morar e trabalhar. Esta é a realidade do mundo do hoje e a causa de tanta corrupção e violência. Hoje Deus nos diz que este não é o mundo que Ele criou. 

Para o povo de Israel e para nós, Deus mandou a Moisés (Lv. 19,1-18) dizer: "Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. Não tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. Não procures vingança nem guardes rancor dos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Assim Deus nos revela que Ele criou o mundo e todas as coisas, para fazer de nós uma grande família, onde todos vivamos como irmãos. Porém o nosso egoísmo está destruindo o projeto de Deus. 

São Paulo, na sua primeira carta aos cristãos de Corinto (1Cor 3,16-23) diz o porque Deus pede que vivamos como irmãos, porque Ele deseja ser Pai de todos, e, por isso, Jesus nos ensina rezar o "Pai Nosso". Esta mesma verdade, revelada pelo apóstolo: "Irmãos, acaso não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? Se alguém quer destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo, e vós sois este santuário". E continua afirmando: "A sabedoria deste mundo é uma insensatez diante de Deus. Está escrito: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios; sabe que são vãos." E termina esta leitura, afirmando: "Tudo é vosso, mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus." Por isso, todos afirmamos: "Deus é o Senhor!" 

Jesus, em (Mt 5, 38-48) diante maneira de pensar e de agir dos homens, totalmente oposta ao plano de Deus, acrescenta: "Eu, porém, vos digo, amai vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem". 

Este é o único caminho da Paz!

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: