Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

8º DOMINGO DO TEMPO COMUM: Deus é Pai!

Nós aprendemos a rezar o Pai Nosso desde criança. A maioria reza esta oração, que Jesus nos ensinou, todos os dias e muitos a rezam várias vezes ao dia. Mas será que acreditamos que Deus é o nosso Pai? Nós confiamos totalmente Nele? São duas perguntas que Ele quer que respondamos neste domingo. Porque, quando encontramos tantos que dizem: Não sei como falar de Deus aos meus filhos nem como educá-los. Outros afirmando que não plantam cereais no sítio, porque Deus não manda chuva na hora que precisa. Outros, quando aparece um problema, procuram qualquer coisa antes de recorrer a Deus. Ao presenciar como o mundo troca a sua religião, e despreza a todos os seus irmãos, por um pouco mais dinheiro, por ganhar o poder, ou conseguir um diploma. Vendo como está sendo destruída toda a natureza, criada por Ele, para o bem estar de todos. Tudo isto feito por pessoas que se declaram ser cristãos. Por isso, a palavra de Deus nos convida a pensar. 

A Primeira Leitura (Is 49, 14-15) Deus através do profeta Isaías, diz: "Disse Sião: O Senhor abandou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!Acaso a mulher pode esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer dele (muitas mulheres até matam seu filho,através do aborto), Eu, porém nunca me esquecerei de ti". 

Na Segunda Leitura (1Cor 4,1-5) Nos lembra que somos filhos de Deus e que o "mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. A esse respeito. O que se exige dos administradores é que sejam fiéis". Para os infiéis nem Deus confia a administração. 

O Evangelho (Mt 6, 24-34) Jesus, depois de nos dizer que: ''Ninguém pode servir a Deus o dinheiro." Nos aconselha: "Não vos preocupeis dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir? Os pagãos é que procuram essas coisas". Para que entendamos melhor este conselho, nos convida a olhar para os passarinhos que o Pai os sustenta, e as flores do campo que o Pai veste com tanta beleza que ninguém é capaz de imitar. Depois de dizer que nós somos mais importantes que as flores do campo e os passarinhos, aconselha: "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo". 

Alguém pode pensar, se é assim, porque tem tanta gente morrendo de fome? Podemos responder, Deus alimenta os passarinhos, mas se nós pegamos um deles e trancamos numa gaiola e não lhe dermos nada para comer e beber, ele morrerá. Os homens transformaram o mundo numa grande gaiola a onde está presa a maior parte da humanidade sob o controle dos poderosos, que muitos deles se proclamam cristãos, porém não respeitam a Deus nem a ninguém. 

Se não amarmos a Deus como Pai, não respeitaremos os outros como irmãos! 

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: