Páginas

sexta-feira, 3 de março de 2017

1º DOMINGO DA QUARESMA: Estai alerta!

Iniciamos este tempo de preparação para a Páscoa com estas palavras com que Jesus orientou a seus discípulos: "Estai alerta!" Este mesmo conselho Ele dá para nós ao iniciar a quaresma, agora com Palavra de Deus e do seu exemplo, para dar-nos exemplo desde o primeiro momento de sua vida dentro da história da humanidade. 

A Primeira Leitura (Gn 2 e 3) diz que Deus criou o homem "do pó da terra". Antes afirma: "O Senhor Deus plantou um jardim e ali pôs o homem que havia formado". Com estas palavras Ele nos apresenta a limitação da criatura humana e como era o mundo que havia criado para nós vivermos em paz e sermos felizes. Colocou uma condição: "Podem comer do fruto de todas as árvores, menos da que está no meio do jardim, não comais nem sequer dela vos aproximeis, do contrário morreis". Assim, nos ensina que precisamos respeitar os direitos do outro. Onde começam os direitos do outro, começam os nossos deveres. A mulher duvidou da Palavra de Deus, foi na conversa dos outros, "colheu um fruto da árvore proibida e deu também ao marido, e descobriram que estavam nus". Estavam perdidos! Desta forma entrou a violência no mundo e continua presente entre nós. Por isso o mundo que nós temos, é o mundo que nós fazemos! 

São Paulo (Rm. 5, 12- 19) convida-nos a considerar o seguinte: "O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte". Jesus veio para trazer-nos a vida. E termina dizendo: "Com efeito, como, pela desobediência de um só homem, a humanidade toda foi estabelecida numa situação de pecado, assim também, pela obediência de um só, toda a humanidade passará para uma situação de justiça". Ele, com estas palavras confirma que todo pecado é uma injustiça cometida contra Deus e contra os irmãos. Assim os dez mandamentos se resumem em amar a Deus, sobre todas as coisas, e amar o próximo como a nós mesmos. 

No Evangelho (Mt 4, 1- 11) encontramos a Jesus que, como homem, foi tentado, como todos somos tentados, a trocar a vontade de Deus pelas teorias dos homens que, como no paraíso, desprezam a Ele e a sua palavra, condenando desta maneira a toda a humanidade a viver este ambiente de corrupção, de violência e de morte. Jesus mostrou-nos a única maneira para livrar-nos deste castigo: Lembrar-nos sempre que Deus é o Pai, que cuida de nós, e seguir os seus ensinamentos; como Jesus que venceu a todas as tentações pelo poder da palavra de Deus. 

Este é o caminho que devemos seguir durante esta quaresma, para participar da paz e da Vida Nova que nos oferece a Páscoa.

Monsenhor Antonio 





Nenhum comentário: