Páginas

sexta-feira, 10 de março de 2017

2º DOMINGO DA QUARESMA: O Salvador!

Vimos, no domingo passado, o mundo que Deus preparou para morada do ser humano. Criou tudo o que ele ia precisar para sentir segurança, viver em paz e ser feliz. Para ele conseguir esta felicidade, era, e continua sendo, necessário usar de sua liberdade para fazer o bem, respeitando o direito do Criador e dos irmãos. Este foi o seu pecado e a causa dos sofrimentos e morte em que estamos condenados todos nós até hoje. Deus prometeu, neste momento, enviar um Salvador. A partir deste momento a humanidade dividiu-se entre os esperavam o Salvador e o que continuaram o exemplo de Adão e Eva. A Palavra de Deus deste domingo nos apresenta o exemplo dos que confiaram na promessa de Deus, para que nós sigamos o seu exemplo.

Na Primeira Leitura (Gn. 12, 1-4) encontramos o exemplo de Abraão. Deus disse para ele: "Sai de tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu vou te mostrar. Farei de ti um grande povo e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, de modo que ele se tome uma bênção. Abençoarei aos que te abençoarem e amaldiçoarei aos que te amaldiçoarem; em ti serão abençoadas todas as famílias da terra!" Abraão partiu, como o Senhor lhe havia dito. Esta é primeira condição para obter a salvação, o desprendimento das coisas materiais, e a obediência total na Palavra de Deus. 

São Paulo, na Segunda Leitura (2Tm. 1, 8-10), nos fala da nossa vocação cristã dizendo: "Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não devido às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio e de sua graça, que nos foi dada em Cristo Jesus desde toda a eternidade". Termina a leitura afirmando: "Ele não só destruiu a morte, como também fez brilhar a imortalidade por meio do Evangelho". Por isso ele manda que seja anunciado a todos os povos. Esta é a missão de todos os cristãos: viver e anunciar o Evangelho.

No Evangelho (Mt 17, 1-9) Jesus se mostra a Pedro, Tiago e João com o seu corpo humano transfigurado. Com ele aparecem Moisés e Elias, também transfigurados, de modo que criaram um ambiente de paz e de felicidade tão grande que levou a Pedro a exclamar: "É bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias. Ele ainda estava falando, quando apareceu uma nuvem luminosa que os cobriu com a sua sombra E da nuvem uma voz dizia: 'Este é meu Filho amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o!" Assim, Deus nos mostra que Ele quer o homem transfigurado pelo Evangelho, e não desfigurado pelas teorias dos homens. 

A escolha, porém, é nossa! 



Nenhum comentário: