Páginas

sexta-feira, 17 de março de 2017

3º DOMINGO DA QUARESMA: Água Viva

Todos nós sabemos que a água é a fonte da vida e que, sem ela, toda espécie de vida se toma impossível. Esta verdade é tão antiga como a criação do mundo. Na Palavra de Deus deste domingo, porém, nos é apresentada de forma dramática, na primeira leitura, e completa no Evangelho. 

A Primeira Leitura (Ex. 17, 3-7) nos apresenta o povo de Israel que, sob o comando de Moisés, havia saído do Egito e se encontrava no deserto, perto da montanha do Sinai. No deserto não encontramos nada para comer nem para beber. O povo reclamou para Moisés: "Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos fazer morrer de sede a nós, nossos filhos e nosso gado?" Moisés apresentou este problema a Deus, o único que nos oferece a água que nós precisamos, tanto material como espiritual. Ele disse a Moisés: "Toma a vara com que feriste o rio Nilo e vai. Eu estarei lá, diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb. Ferirás a pedra e dela sairá água para o povo beber. Moisés fez assim diante do povo de Israel". Termina a leitura, dizendo: "O Senhor está no meio de nós ou não?" Esta é a pergunta que nós deveríamos fazer-nos nesta quaresma: Termos certeza que Deus está no meio de nós ou não acreditamos? 

O apóstolo São Paulo (Rm. 5, 1-8), nos lembra que Deus e Pai e que cuida de seus filhos, sempre que eles quiserem, dizendo: "Irmãos, justificados pela fé, estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus. E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado". E termina afirmando: "A prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós quando éramos ainda pecadores." Em nossa preparação para a Páscoa, deveríamos perguntar-nos: Nós acreditamos de que isto é verdade? 

O Evangelho de São João (Jo. 4, 5-42) nos conta o fato Jesus pedido água para beber a uma mulher samaritana Ela disse: "Como tu, sendo judeu, pedes de beber a mim que, sou uma mulher samaritana? Respondeu-lhe Jesus: Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que lhe pede: 'Dá-me de beber', tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva". E continua: "Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tomará uma fonte de água que jorra até a vida eterna A mulher disse a Jesus; "Senhor, dá-me desta água". Jesus lhe pediu água natural, para matar a sede do corpo, e Ele lhe oferece a água espiritual que ela não encontrava nas coisas materiais. 

Não será este o problema do mundo de hoje? 

                                                                          Monsenhor Antonio




Nenhum comentário: