Páginas

sexta-feira, 31 de março de 2017

5º DOMINGO DA QUARESMA: Cristo é Vida!

"Quero aproveitar da vida! "Todos nós ouvimos muitas pessoas fazendo esta afirmação, e temos certeza de que muitas acreditam que é verdade, e até que alguns sigam este caminho. Todos nós sabemos, por experiência própria, que quando - estamos sozinhos sabemos comportar-nos corretamente, porém, quando nos unimos em grupo e nos deixamos levar pelas conversas dos outros, perdemos a nossa personalidade e passamos a realizar o nunca teríamos pensado em fazer na vida. Este é o caminho que uma grande parte da humanidade está seguindo hoje, e esta é a causa principal dos sofrimentos e até da morte de muitos. As leituras deste domingo nos convidam a pensar nesta triste realidade se queremos participar da nova vida de justiça e de paz que Jesus nos oferece, mais uma vez, na Páscoa. 

O Profeta Ezequiel (Ez. 37,12-14) diz: "Assim fala o Senhor Deus: 'Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. Porei em vos o meu espírito, para que vivais, e vos colocarei na vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço". Estas palavras confirmam que a causa de tanta corrupção, violência e morte é conseqüência das teorias dos homens, e que só a palavra de Deus nos mostra o caminho que conduz à Vida que procuramos. 

São Paulo (Rm. 8, 8-11) nos diz a razão do porque as teorias dos homens, nos levam a praticar a injustiça e nos trazem, como consequência, a violência e a morte. Diz: "Irmãos, os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Se, porém, Cristo está em vós, embora o vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida graças à justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio de seu Espírito que mora em vós". Eis a razão do porque as teorias dos homens só podem dar-nos uns minutos de prazer, mas a segurança, a paz e a felicidade só podemos encontrá-Ia em Deus que sempre está conosco. 

No Evangelho (Jo. 11, 1-45) encontramos a Marta dizendo para Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas, mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá." Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. "Depois foram a onde Lázaro estava enterrado, e para nos mostrar que era verdade o que havia prometido, exclamou em voz forte: "Lázaro, vem para fora!". Provando, assim, que a vida que procuramos só a encontramos em Deus. 

Agora conhecemos o caminho da vida e o caminho da morte. Podemos escolher! 

MONSENHOR ANTONIO





Nenhum comentário: