Páginas

sexta-feira, 21 de abril de 2017

2º DOMINGO DA PÁSCOA: O Início da Igreja

Quando falamos do início da Igreja, nos referimos ao começo do povo de Deus. Mesmo tendo a certeza de que muitos dos que viveram e morreram antes da vinda de Jesus, estão participando do Reino do céu, junto com a sua pessoa humana transfigurada pela Palavra de Deus, sabemos que isto aconteceu devido a fé que tinham na promessa feita por Ele de enviar-nos um Salvador e confiando na salvação que ele traria para todos. A certeza de que estamos em paz com Deus e de que podemos fazer parte de sua família, se fundamenta na água que saiu, junto com o sangue, do lado aberto de Jesus pregado na cruz e das palavras que saíram de seus lábios: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem". Assim ele abriu para todos as portas do Reino dos céus, que é a nossa Páscoa definitiva. 

Porque a nossa Páscoa começa, na verdade, como teve início a Páscoa de Jesus de Nazaré: no dia em que fomos concebidos no seio materno. A partir deste momento, começa o desafio que todos nós somos obrigados a enfrentar durante a vida inteira, até o momento que poderemos dizer como ele disse: "Tudo está consumado!", no final da nossa vida. Jesus mostrou-nos, também, a fonte de todos os desafios de devemos enfrentar a vida inteira, e que podem tornar-se a causa da nossa paz e da nossa felicidade, se, guiados pela Palavra de Deus e seguindo o exemplo de Jesus, sabemos vencê-los. Mas, serão a causa do nosso sofrimentos neste mundo e da condenação eterna, se deixamos que as coisas materiais nos escravizem e nos levem a desprezar a Palavra de Deus e os valores humanos e divinos. 

Por isso, no evangelho do segundo domingo depois da Páscoa (Jo. 20,19-31) encontramos estas palavras: "Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: "A paz esteja convosco'". Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. Novamente, Jesus disse: "A paz esteja convosco! como o Pai me enviou, também eu vos envio". E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, lhes serão retidos". Assim confia a missão, que ele iniciou, a todos os seu discípulos. Por isso todos os que fazemos parte do seu povo, devemos anunciar e celebrar a Páscoa de Jesus que é a nossa Páscoa. 

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: