Páginas

sexta-feira, 28 de abril de 2017

3º DOMINGO DA PÁSCOA: O Companheiro de Caminhada!

Jesus, durante a sua vida, fez algumas promessas sumamente importantes para a nossa vida. Estas são algumas: "No terceiro dia ressuscitarei". "Onde estiverem dois ou mais reunidos, eu estarei no meio deles". "Eu estarei com vocês todos os dias até o fim dos tempos". Promessas que confirmam a afirmação: "Chamei-vos amigos". Como é maravilhoso meditar esta realidade: Jesus é meu amigo! Como todas as pessoas seríamos diferentes se dedicássemos uns momentos, todos os dias, para meditar as suas promessas! Conseguiríamos mudar até a face da terra. 

Para confirmar estas palavras, o Evangelho (Lc. 24,13-35) conta-nos um dos primeiros gestos que Jesus fez; depois de sua ressurreição: "No primeiro dia da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante a onze quilômetros de Jerusalém". Com certeza estavam com medo dos judeus. "Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus de aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, não o reconheceram". Porque, quando a tristeza ou a sofrimento são muito grandes, temos muita dificuldade em reconhecer a verdade. "Então Jesus perguntou: O que ides conversando pelo caminho? Eles pararam, com o rosto triste, e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: 'Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?' Ele perguntou: 'O que foi?' Os discípulos disseram: 'O que aconteceu com Jesus. Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram'. Então Jesus lhes disse: 'Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entra na sua glória?' E, começando por Moisés e passando pelos profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles insistiram com Jesus, dizendo: "Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso eles reconheceram a Jesus, porém, ele desapareceu da frente deles. Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém". 

Estando todos reunidos na sala onde eles celebraram a Páscoa, Jesus se fez presente no meio deles e lhes disse: "Como o Pai me enviou; eu envio a vocês". Isto quer dizer que para sermos cristãos devemos ser continuadores da sua obra. E que podemos contar com a sua companhia durante a nossa estada aqui na terra. 

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: