Durante toda a quaresma, a Palavra de Deus nos alertou o perigo de deixar-nos levar pelas teorias dos homens, porque trazem a corrupção, a violência e a morte. E Jesus nos revela é a Palavra de Deus que nos oferece a segurança, a paz, a felicidade e a Vida, como consequência da prática da justiça. Nesta semana, que hoje estamos iniciando, teremos oportunidade de comprovar como isto é verdade.
Hoje podemos ver como o povo que desejava a Palavra de Deus está recebendo a Jesus. São Mateus (Mt. 21,1-11) diz: ''Naquele tempo, Jesus e seus discípulos aproximaram-se de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no Monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois dos seus discípulos, dizendo-lhes: "Ide até o povoado que está ali na frente e encontrareis uma jumenta amarrada e, com ela, um jumentinho. Desamarrai-a e trazei-os a mim! Se alguém vos disser alguma coisa, direis: 'O Senhor precisa deles, mas logo os devolverá. Os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, puseram sobre eles a suas vestes e Jesus montou. A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores e os espalhavam pelo caminho. As multidões que iam na e frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: "Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!". Assim o povo recebeu o seu Salvador. A Igreja, neste domingo, quer lembrar-nos como o povo recebe a Palavra de Deus para que, querendo, imitemos o seu exemplo. Durante esta semana, veremos como o recebem aqueles que se julgam poderosos porque são ricos, tem o poder nas mãos, possuem diplomas ou estão presos as coisas materiais. Isto é o que os homens oferecem.
As teorias dos homens levam à morte. Quando Jesus entrava na cidade Jerusalém, aclamado pela multidão, São Lucas (Lc. 19. 39-40) lembra a reação dos poderosos, dizendo: "No meio da multidão, alguns fariseus disseram a Jesus: 'Mestre, manda que teus discípulos se calem!". Jesus respondeu: "Eu digo a vocês, se eles se calarem, as pedras gritarão". Assim iniciamos esta semana, comprovando como a Palavra de Deus nos pede a prática da justiça, para termos segurança, paz, e uma vida feliz. E as teorias dos homens criam leis injustas, que provocam este clima de insegurança, de violência e de morte.
Mas os poderosos não querem manchar suas mãos de sangue e sempre procuram um traidor. Por isso, "Quando Judas Iscariotes, um dos doze discípulos, foi procurar os chefes dos sacerdotes, para entregar a Jesus. Eles ficaram muito contentes quando ouviram isso, e prometeram dar dinheiro a Judas". E foi ele quem acompanhou os soldados ao Horto das Oliveiras para prender a Jesus.
As leis dos homens escravizam e matam! Porque, muitas, não procuram o bem estar do povo, mas os interesses dos poderosos. Foi o que aconteceu no julgamento de Jesus. Pilatos, juiz romano, reconheceu que Ele era inocente e queria libertá-lo; porém o povo, manipulado pelos poderosos, gritou: ''Nós temos uma lei e, conforme esta lei, Ele deve morrer porque proclamou Filho de Deus". Por isso, podemos afirmar que a morte de Jesus foi legal, porém foi injusta. Assim é a maioria das leis humanas.
Disse Jesus: "Mulheres de Jerusalém, não chorem por mim! Chorem por vocês mesmas e pelos vossos filhos! Porque, se assim fazem com a árvore verde, o que não farão com a árvore seca?". Esta é a situação a que nos levam as teorias dos homens! Nesta Páscoa, nós devemos escolher!
Nenhum comentário:
Postar um comentário