Páginas

sexta-feira, 19 de maio de 2017

6º DOMINGO DA PÁSCOA: Deus faz parte da História!

A Palavra de Deus, que estava encarnada na pessoa de Jesus de Nazaré, continua presente e agindo através de seus discípulos. E, se hoje não consegue agir por meio de muitos dos que receberam o batismo, é porque abandonaram a Palavra de Deus para seguir as teorias dos homens. Por isso, os resultados também sãos diferentes: a segurança virou medo, a Justiça cedeu o lugar para a corrupção, a paz foi engolida pela violência e a vida dominada pela morte. Este é o triste resultado da nossa escolha. 

Nós estamos sofrendo as consequências desta situação, e Deus reprova a sua existência. Por isso, através dos primeiros discípulos de Jesus, Ele nos mostra que não nos abandona. Nós podemos abandonar a Deus e tornar-nos surdos para a sua palavra, porém Ele continua sempre presente no meio do povo. Lendo o livro dos Atos dos Apóstolos (At. 8,5-17) encontramos a Filipe, na cidade de Samaria, no meio de "multidões que seguiam com atenção as coisas que ele dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. Era grande a alegria naquela cidade. Os apóstolos que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a palavra de Deus e enviaram para lá Pedro e a João. Chegando lá, oraram pelos habitantes da Samaria, para que recebessem o Espírito Santo, porque apenas tinham recebido o batismo em nome do Senhor Jesus. Pedro e João impuseram-lhes as mãos, e eles receberam o Espírito". Isto prova que é, através de cada cristão fiel aos ensinamentos de Deus, Ele continua transformando a vida do seu povo. 

Este foi o cumprimento da promessa de Jesus (Jo. 14,15-21) "Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro defensor, para que permaneça sempre convosco" .Termina com esta promessa: "Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele." Este é o compromisso de Jesus! E, na medida em que nós somos seus amigos, seguindo os seus ensinamentos, a nossa vida se transfigura, e experimentamos a felicidade de ter a certeza de que ele é nosso melhor Amigo. 

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: