Páginas

sábado, 13 de maio de 2017

5º DOMINGO DA PÁSCOA: O leigo também é Igreja

Quando Jesus fala: "Eu sou O Caminho", convida a todos os que desejarem conhecer a Deus, e desfrutar da segurança, da paz e da felicidade, que são atributos privativos de Deus e que só Ele nós dá, devemos seguir este caminho que, como afirma Jesus: "Ninguém vai ao Pai senão por mim." Ainda que a maneira de agir duma grande parte da hierarquia eclesiástica e a responsável pela Igreja de Cristo, dá a impressão que é ela a única responsável, a Palavra de Deus nos garanta que isto não é verdade. A Igreja só tem um dono, que é Cristo. Todos os outros, somos seus seguidores e membros do seu povo. 

Sobre esta realidade, a Igreja nos convida a meditar: o leigo também é Igreja; e não existe Igreja sem o leigo. Como toda comunidade humana precisa de autoridades para bem-estar de segurança do povo, da mesma forma a Igreja de Cristo, foi formada por ele. de hierarquia (Papa, bispos e leigos). Porém. todos somos responsáveis por ele. No livro dos Atos dos Apóstolos (At. 6,1-7) encontramos estas palavras: "Não está certo que nós deixemos de pregar a palavra de Deus para servir as mesas dos órfãos, das viúvas e dos pobres. "É melhor escolher entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito Santo e de sabedoria e nós os encarregaremos dessa tarefa". Nestas palavras encontramos que a obrigação da Hierarquia é anunciar a palavra de Deus e ensinar aos leigos a trabalhar para que não falte o necessário para viver em paz á ninguém para que todos possamos viver em paz. 

São Pedro (1Pd. 2,4-9) lembra-nos: "Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa". Assim define a nossa missão como membros da Igreja de Cristo: Todos nós somos responsáveis para que o Reino de Deus esteja presente aqui na terra, mas cada um de nós temo os direitos que nos autorizam agir e os deveres que devemos respeitar para que assim todos possamos participar da segurança, da paz e da felicidade que nos traz sempre Palavra de Deus. 

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: