Páginas

sexta-feira, 23 de junho de 2017

12º DOMINGO DO TEMPO COMUM: Não tenhais medo!

"Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas como ovelhas sem pastor". Estas palavras exprimem muito bem a situação em que se encontra o nosso povo. Os mesmos que deveriam procurar que não faltasse o necessário a nenhum cidadão para viver em paz, se transformaram em lobos ferozes que se alimentam do sangue do povo a quem prometeram servir, e usam de todos os armamentos possíveis para mantê-Io oprimido. Por isso, ele tem motivo para sentir-se cansado e abatido. Somente em Deus pode encontrar conforto. 

A Palavra de Deus, através do profeta Jeremias (Jr. 20,10-13), anuncia para nós uma luz; "Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os ouvi espelhando o medo ao redor", E continua: "O Senhor está ao meu lado como forte guerreiro; por isso, o que me perseguem serão vencidos". Nele está a nossa segurança, e a certeza de que Ele nunca nos abandona. 

São Paulo (Rm 5, 12-15), afirma: "O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram." Com estas palavras, confirma a importância de guiar-nos sempre pela palavra da palavra de Deus, e de não confiar nas teorias dos homens, porque elas nos incentivam ao egoísmo e consumismo que são a causa da corrupção e de todos os males que nos deixam a todos apavorados. 

Para os seus seguidores (Mt 10,26-33), Jesus disse: "Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido".E para que nós compreendamos a razão da nossa segurança, ele usa esta comparação: "Não se vendem dois pardais por algumas moedas? Não tenhais medo! Vós valeis mais que muitos pardais. Portanto, todo aquele que se declara a meu favor diante dos homens, também eu me declararei a favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus". 

Só em Cristo, nós encontramos segurança!

MONSENHOR ANTONIO





Nenhum comentário: