Páginas

sexta-feira, 7 de julho de 2017

14º DOMINGO DO TEMPO COMUM: O Deus da Paz!

O anúncio que estamos dando a esta reflexão, pode deixar-nos a ideia de que existe "o Deus da paz" e "o deus da guerra ou da violência". Quando, na verdade, só existe o "Deus da Paz". A violência é fruto da mentira, e todos nós sabemos que o autor da mentira é o demônio, ele conseguiu enganar o primeiro homem e a primeira mulher; fazendo-os duvidar da palavra de Criador; e prometendo-lhes que; comendo da "fruta proibida seriam como deus". Eles caíram na armadilha, perderam a sua dignidade, e presenciaram o primeiro ato de violência: um filho matando a seu irmão. Desta forma instalou-se a corrupção, a violência e a morte no mundo. Esta é a situação que, a partir daquele momento, existe sobre a terra. Isto porque o demônio, não precisa apresentar-se em forma de serpente, encontra muitas pessoas que estão à sua disposição para enganar aos outros. A Palavra de Deus é um alerta e uma esperança para nós. 

O profeta Zacarias (Zc. 9, 9-10) anuncia: "Assim diz o Senhor: Exulta, cidade de Sião! Rejubila, cidade de Jerusalém. Eis que vem teu rei ao teu encontro; ele é justo, ele salva; é humilde e vem montado num jumento, um potro, cria de jumenta. Eliminará os carros de Efraim, os cavalos de Jerusalém; ele quebrará o arco do guerreiro, anunciará a paz às nações. Seu domínio se estenderá de um mar a outro mar e desde o rio até os confins da terra". 

São Paulo diz o que nós precisamos fazer para que as palavras do profeta possam terminar com a corrupção e a violência que domina o mundo, estabelecer a paz que Jesus nos oferece e todos nós desejamos (Rm. 8, 9-13). "Irmãos, vos não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vos. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo". E termina esta leitura, com esta advertência: "Se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se pelo espírito, matardes o procedimento carnal, vivereis". A opção é nossa! 

No Evangelho (Mt. 11,25-30), Jesus nos faz um convite: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso".

Monsenhor Antonio


Nenhum comentário: