Páginas

quinta-feira, 27 de julho de 2017

17º DOMINGO DO TEMPO COMUM: Somos chamados!

Muitos acreditam que estão neste mundo por casualidade, ou por capricho dos pais. Hoje, esta maneira de pensar tem fundamento, porque muitos pais querem um filho ou filha para ter uma boneca em casa para ocupar o tempo e para satisfazer todos os seus desejos, sem pensar nas consequências. Alguns querem escolher o sexo, se é loira ou morena, e até a cor dos olhos. Estas são realidades que muitos podem achar absurdas, porém são reais, e elas têm uma influência negativa na situação do mundo em que estamos vivendo. Deus mostra-nos que não é este o ambiente que Ele quer para nós. Por isso Ele nos fala. 

O primeiro livro dos Reis (1Rs. 3,5-12) prova que Ele chama a quem Ele quer, e que lhe dá todas as condições para cumprir fielmente a missão que lhe é confiada. "O Senhor apareceu a Salomão em sonho, durante a noite, e lhe disse: 'Pede o que desejas, e eu te darei'. E Salomão disse: Senhor meu Deus, tu fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar. Além disso, teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso, que não se pode contar ou calcular. Dá, pois, ao teu servo um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?" Esta oração agradou ao Senhor. Deus disse a Salomão: "Já que pediste esses dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu pedido; dou-te um coração sábio e inteligente, como nunca houve igual antes de ti nem haverá depois de ti".

São Paulo na Carta aos Romanos (Rm. 8, 28-30) dá testemunho da experiência que ele está vivendo, com estas palavras: "Aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses Ele predestinou a serem conforme a imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou". 

Ouvi um dia, num programa da televisão onde ele foi convidado para cantar, a resposta que o padre Fabio de Mello deu ao apresentador que lhe perguntou: "Por quê você resolveu ser padre?" Ele respondeu: "Eu estava meio perdido, não conseguindo encontrar sentido na minha vida, e sentindo-me desanimado. Até que um dia alguém disse para mim: "Deus te ama!" Estas palavras mudaram a minha vida e resolvi ser padre". Este é o tesouro de que o Evangelho (Mt. 13,44-52) nos fala, que vale a pena de esquecer de todas as outras coisas para conseguir este tesouro. E não precisamos ter medo de nada e de ninguém, porque Deus está conosco. 

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: