Páginas

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM: O Deus invisível!

Uma grande parte da humanidade, inclusive dos que afirmam acreditar em Deus, adoram outros deuses que eles julgam serem mais importantes porque podem atingí-los com os sentidos ou lhes oferecem uns momentos de prazer. Na prática eles colocam o dinheiro, o poder, a vaidade, o prazer, ou outra coisa material por cima do Deus em quem afirmam acreditar. Mas todos estes falsos deuses só podem oferecer-nos a onda de corrupção, de fome, de violência e de morte que todos nós estamos sofrendo. O nosso Deus, por ser Espírito, não podemos apreciá-Lo com os nossos sentidos, porém Ele deu-nos da vida e tudo o que temos, e prometeu dar-nos a paz e tudo o que precisarmos. As leituras deste domingo levam-nos a pensar: 

Na primeira leitura (1Rs. 19, 9-13), encontramos o profeta Elias que, por defender a Javé como o único Deus do povo de Israel, contra as ordens do rei que obrigava a todos a adorar o deus dos pagãos, foge para o deserto e vai descansar numa gruta do monte Sinai. "A palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 'Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar. Veio um vento impetuoso e forte que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E, depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa. Ouvindo isso, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta". Deus não aparece, mas alivia os nossos sofrimentos e refaz as nossas forças. 

No Evangelho (Mt. 14, 22-33), Jesus, depois da multiplicação dos pães, pediu a seus discípulos que entrassem na barca e seguissem à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despedia as multidões. Depois subiu ao monte para orar. Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre as águas. Quando os discípulos o avistaram andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: 'É um fantasma'. E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: 'Coragem! Sou eu. Não tenhais medo'. Assim que subiu no barco, o vento se acalmou. Os que estavam no barco prostraram-se diante dele, dizendo: 'Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!'" O nosso Deus é invisível, mas nos ajuda a solucionar os nossos problemas. 

Se nós acreditássemos que o nosso DEUS É INVISÍVEL, porém Ele alivia os nossos sofrimentos e nos ajuda a solucionar os nossos problemas, certamente encontraríamos a solução para todos os problemas que nos afligem. 

Sem Deus, menos ainda com deuses falsos, não existe solução.

Monsenhor Antonio





Nenhum comentário: