Páginas

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

21º DOMINGO DO TEMPO COMUM: Deus é o Poder!

Aprendemos no catecismo que Deus é o principio, e o fim de todas as coisas. O que não nos ensinaram é que Ele colocou todas as coisas nas mãos do povo. Não só as coisas materiais, mas também os valores espirituais como: a sabedoria, as riquezas, e o poder. Tudo isto encontramos resumido nas páginas sagradas da Bíblia. Nós, quando a lemos, perdemos o tempo querendo saber como Deus criou todas as coisas e, até hoje, ninguém encontrou a resposta. Se trocássemos a pergunta e procurássemos saber o porquê Ele as criou, descobriríamos que a verdadeira sabedoria a recebemos de Deus, nos livros e nas universidades só aprendemos algumas coisas, mas nem sequer aprendemos a ser mais humanos. Quem produz a riqueza não são os ricos e os poderosos e sim o povo, eles se apoderem do fruto dos seus trabalhos. Quem tem o poder é o povo, por isso os candidatos pedem o seu voto e, depois de eleitos, ajuntam-se aos ricos para oprimir o povo em lugar de colocar-se ao seu serviço. Porém, o povo é responsável na sua administração. 

As leituras deste domingo convidam-nos a meditar que isto acontece porque nós não conhecemos a Deus. A primeira leitura (Is. 22,19-23) lembra que o rei Davi foi escolhido por Deus para ser um exemplo para todos os governantes do se povo. Depois destituiu a Sabona de administrador do palácio do rei e chamou a Eliacim, filho de Helcias, para ocupar o seu lugar e prometeu: "Lhe darei toda a autoridade, ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá. Eu o farei levar aos ombros a chave da casa de Davi". E termina a leitura dizendo: "Hei de fixá-lo como estaca em lugar seguro e aí ele terá o trono de glória na casa de seu pai". 

São Paulo (Rm. 11, 33-36) afirma: "Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são inescrutáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos! De fato, quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem se antecipou dar-lhe alguma coisa, de maneira a ter direito a uma retribuição? Na verdade, tudo é dele, por ele e para ele. A ele a glória para sempre. Amém!" 

Conhecemos a pergunta que Jesus fez aos seus discípulos e que hoje repete para cada um de nós (Mt. 16,13-20): "Quem dizem os homens ser o Filho do homem?". Ele nos dá entender de que qualquer resposta não serve. Por isso, depois que os discípulos disseram-lhe o que haviam ouvido do povo, Ele perguntou-lhes: "E vós, quem .dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Jesus aprovou a resposta e fez a grande promessa: "Sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la". A desgraça de muitos dos que nos chamamos cristãos está em não entender de que na Fé está a razão da nossa Felicidade, o fundamento da Igreja e a Paz do mundo. Desta forma, nós estamos incentivando a corrupção e a violência que atormenta a todos. 

Deus é Pai! Que confia nos seus filhos!

Monsenhor Antonio


Nenhum comentário: