Páginas

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM: Sejamos Coerentes!

Todos nós estamos cansados de presenciar acontecimentos horríveis, de ouvir comentários negativos e lamentações. De fato, este é o triste espetáculo que nos oferece o Brasil e o mundo inteiro, o assunto da maioria das conversas que ouvimos e a realidade de que é vítima o nosso povo. Porém, nunca pensamos de que esta é a manifestação da nossa maneira de pensar e o resultado da nossa maneira de agir. E o .que é mais preocupante é que uma grande parte do povo mais humilde e sofrido está pensando e agindo da mesma maneira perdendo a maior riqueza que o pobre possuía, e que é a única solução para estes problemas, o desprendimento das coisas materiais. 

Deus tem pena do seu povo! Hoje nos convida a meditar sobre a necessidade de mudar a nossa maneira de pensar e de agir, por ser esta a mentalidade do mundo totalmente contrária à maneira de pensar e de agir de Deus. Ele o Senhor e Criador de todas as coisas e nós O deixamos de lado e colocamos no seu lugar as coisas criadas materiais e desprezamos os nossos irmãos pobres e humildes. Assim, nós criamos um ambiente semelhante ao que nos apresenta o profeta Jeremias (Jeremias 20,7-9) dizendo: "Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder. Tomei-me alvo de irrisão o dia inteiro, todos zombam de mim. Todas as vezes que falo, levanto a voz, clamando contra a maldade e invocando calamidades, a palavra do Senhor tomou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro. Disse comigo: "Não quero mais lembrar-me disso nem mais falar em nome dele." Senti, então, dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo: desfaleci, sem forças para suportar". Hoje, a maioria tem vergonha de falar de Deus! 

Para Deus, as palavras não têm valor, por isso Jesus disse: "Eu vos dei exemplo para que vocês façam a mesma coisa". São Paulo (Romanos 12,1-2) diz que Deus quer a nossa vida: "Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é a vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito". 

Jesus confirma esta verdade (Mateus 16,21-27): "Começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da lei, e que devia ser morto e ressuscitar ao terceiro dia," Os discípulos não aceitaram, como a nós custa-nos muito aceitar os sofrimentos e a morte. "Pedro tomou a Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo:" Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!" Jesus, porém, voltou-se a Pedro e disse: "Vai para longe, Satanás! Porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens". 

Este é o mundo que nós construímos seguindo as teorias dos homens. 

Monsenhor Antonio


Nenhum comentário: