Páginas

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

23º DOMINGO DO TEMPO COMUM: Somos responsáveis!

"Todos nascemos bons, é o mundo que nos corrompe". Esta afirmação, que foi muito discutida, apresenta-se hoje como um foco de luz para ajudar-nos a compreender o que estamos presenciando no mundo. A vida é um dos atributos privativos de Deus, por isso a ciência humana não conseguiu fazer nada vivo. O  máximo que tem conseguido é manipular a vida, e destruir a vida que Deus criou para satisfazer todas as nossas necessidades. Destruímos as plantas, arrancamos as árvores, matamos os peixes, acabamos com os pássaros e os animais e, como consequência, respiramos um ar e bebemos água bastante poluídos, somos obrigados comer alimentos contaminados, e chegou a hora de destruir-nos mutuamente. Deus criou-nos com todo carinho. Jesus instituiu o sacramento do matrimônio para abençoar o compromisso de amor e de fidelidade entre os casais, e ajudá-los a serem fiéis ao compromisso para criarem um ambiente de paz e de felicidade a fim de transformar o amor que os une no momento sublime que Deus preparou para eles. E, desta forma, lhes confia a vida dos filhos para que os acompanhem neste clima de paz durante o tempo que estiverem no seio da mãe, e, depois do nascimento, a família seja para eles a grande escola. E ali fazer com que eles aprendam a amar a Deus como Pai e tratar a todos como irmãos, e assim colaborem para que todos vivamos em paz. 

Como esquecemo-nos deste plano preparado por Deus e deixamo-nos levar pelas teorias mentirosas dos homens, Ele convida-nos a meditar (Ezequiel 33,7-9) através da seguinte passagem: "Assim diz o Senhor: 'Quanto a ti, filho do homem, eu te estabeleci como vigia para a casa de Israel. Logo que ouvires alguma palavra de minha boca; tu os deves advertir no meu nome. Se eu disser ao ímpio que ele vai morrer e tu não lhe falares, advertindo-o respeito de sua conduta, o ímpio vai morrer por própria culpa, mas eu te pedirei contas de sua morte". Eis a responsabilidade de todos os educadores! 

São Paulo (Romanos 13, 8-10) nos adverte: "Irmãos, não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o próximo está cumprindo a lei". E lembra os mandamentos que ensinam-nos como deve ser o nosso relacionamento com os nossos irmãos. Termina dizendo: "Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da lei". 

No Evangelho (Mateus 18, 15-20) Jesus lembra a obrigação de ajudarmos o nosso irmão que anda em caminho errado, se for necessário devemos pedir ajuda dos amigos e até da Igreja. E ainda promete: "Em verdade vos digo, tudo o que ligares na terra ser ligado no céu, e tudo o que desligares na terra será desligado no céu." Isto quer dizer que Ele nos confia a missão que Ele recebeu do Pai. Por isso termina: "Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles". 

A maldade do mundo é por termos abandonado a Deus! 

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: