Páginas

sábado, 11 de novembro de 2017

32º DOMINGO DO TEMPO COMUM: A Sabedoria!

Hoje, a Palavra de Deus convida-nos a parar e refletir sobre o que é Sabedoria, porque os homens transmitiram-nos uma confusão entre ciência e Sabedoria. A ciência é constituída pelo conhecimento de algumas matérias que podem ajudar-nos na profissão que escolhemos para servir aos nossos irmãos e assim serem atendidos em todas as suas necessidades, porque todos nós precisamos dos todos. E nos ajudam a conhecer mais um pouco de todas as coisas criadas por Deus. Os diplomas que nós recebemos por estes conhecimentos fazem-nos esquecer da verdadeira Sabedoria, e, para muitos servem de pretexto para pensar que eles podem se esquecer de Deus, ou mesmo afirmar que Ele não existe. Isto representa negar a própria dignidade, porque, se Ele não existe, nós somos um animalzinho mais bonito ou mais feio que os outros animais, mas, sem dúvida, o mais perigoso do que todos os animais mais ferozes. 

Outra consequência, igualmente grave, é que nós perdemos a verdadeira sabedoria que, junto com a nossa dignidade, nos infunde respeito, garanta segurança e nos dá Paz. Aumenta, ao mesmo tempo, a nossa felicidade e a paz do mundo pelo respeito com que tratamos a todos os nossos irmãos, e a todas as outras coisas criadas por Deus para o bem estar de todos. Por isso, o livro da Sabedoria (Sabedoria 6,12-16) nos lembra que a verdadeira Sabedoria não aparece nem faz barulho, mas está presente em todos os momentos do dia e da noite ainda que a pessoa seja analfabeta, porque ela não está escrita nos livros nem se aprende nas universidades, ela acompanha a dignidade de toda pessoa humana. 

A Palavra de Deus no ensina que a verdadeira Sabedoria, não só respeita a nossa dignidade, nos garante a paz, e nos leva a transformar o mundo numa grande família, como também nos garante uma eternidade feliz. São Paulo (1Tessalonicenses 4,13-14) afirma: "Irmãos, não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não tem esperança. Se Jesus morreu e ressuscitou - e esta e a nossa fé -, de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte." 

Jesus nos confirma esta mensagem através desta parábola (Mateus 25, 1-13): "Ele disse: O reino do céus é como a história de dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: 'O noivo está chegando, ide ao seu encontro.' Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: 'Dai-nos um pouco de óleo, porque as nossas lâmpadas estão se apagando'. As previdentes responderam: 'De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram as outras jovens e disseram: 'Senhor! Senhor! Abre-nos a porta! 'Ele porém respondeu: 'Em verdade eu vos digo: não vos conheço! 'Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis o dia nem a hora". 

Agora podemos entender esta parábola! 

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: