Páginas

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

JESUS CRISTO - REI DO UNIVERSO

Celebramos a festa de Cristo Rei do Universo. Esta é uma verdade da qual todos nós estamos convencidos. Ele é Rei do Universo como Filho de Deus e é Rei como homem. Como Deus, é Rei porque com a sua palavra criou todas as coisas, e por isso, Ele é o Senhor de todo o universo. Mas ele é também Rei como homem porque, com sua palavra e com e seu exemplo ensinou-nos a viver como gente e, com a sua paixão e morte na cruz, reparou o nosso pecado e restabeleceu a nossa amizade com o Pai. A partir deste momento podemos rezar: "Pai nosso".

Ele veio para ser o Rei de todos nós. Esta foi a resposta que ele deu a Pilatos que lhe perguntou: "Logo, tu és Rei". E ele respondeu: "Eu sou Rei! Por isso eu nasci, e por isso vim a este mundo para dar testemunho da Verdade, e todo aquele que é amigo da verdade escuta a minha voz". Com estas palavras, ela revela-nos uma verdade que todos ignoramos ou esquecemos até hoje: Só existe uma Verdade! E esta Verdade é Deus. Como existe uma única Autoridade, e ela é Deus. Isto quer dizer que a Autoridade e a Verdade se confundem, vão sempre juntas, e que as duas só se encontram em Deus. Negando a Deus negamos a Verdade e perdemos toda a autoridade. O resultado é o mundo que é uma mentira, onde desapareceu todo tipo de autoridade, e fica dominado pela corrupção e pela violência.

Esta verdade é-nos claramente esclarecida por Jesus, quando disse a Pilatos que se gloriava de ter o poder para libertá-lo e para condená-lo à morte: "Você não teria autoridade alguma sobre mim, se não a tivesse recebido do alto". Dizendo isto, Jesus garante que toda autoridade vem de Deus. Ele é a Autoridade e a partilha com os que dela precisam e desejam recebê-la: os pais, os mestres, os governantes, tanto civis como religiosos, e todos os que dela precisam para cumprir a missão que lhes é confiada. Por isso, quem despreza a Deus, perde toda a autoridade, e, a partir deste momento, é impossível estabelecer a ordem e manter a paz, mesmo usando a força física, a violência, e as armas. Esta é a triste realidade que nós estamos vivendo.

Quando entramos a fazer parte do povo de Deus, recebendo o Sacramento do Batismo, a Igreja lembrou-nos que, a partir daquele momento, já começamos a participar da missão sacerdotal, profética, e régia de Jesus. Desta forma, devíamos ter ficado conscientes de que, pelo sacramento do batismo, assumíamos o mesmo compromisso assumido por Ele, ao ser batizado por João Batista: ser a presença do Pai no meio do seu povo. Infelizmente, naquele momento éramos incapazes de compreender nada disto, e depois ninguém nos falou mais nada. E agora, em lugar de defender a justiça e promover a paz para todo o povo de Deus, colaboramos com a corrupção e a fome que castiga a maior parte de humanidade. Como sacerdotes, todos devemos trabalhar para o bem-estar de todos. Como profetas, devemos defender sempre a justiça e proteger os injustiçados. Assim, descobrimos a nossa dignidade de filhos de Deus, vivendo num mundo de paz e de felicidade com todos os nossos irmãos. Esta é a missão que Deus nos confiou e da qual todos nós deveremos prestar contas.


Cristo Rei deve lembra-nos de que também nós participamos de sua realeza.

Monsenhor Antonio




Nenhum comentário: