Páginas

sábado, 23 de dezembro de 2017

SOLENIDADE DO NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO: Natal Feliz!!!

O Natal sempre é feliz e, quando não é feliz, não é Natal! Porque Natal é Deus presente no nosso meio, e Ele é a Verdade Eterna. Como Verdade, é sempre a mesma. E é Eterna porque não tem fim. O Natal é Feliz porque nos revela as fontes da Felicidade.

A primeira: a certeza de que nos ama. Assim podemos dizer: Deus me ama! Quem nos garante isto é o próprio Filho, que veio participar da nossa história para anunciar-nos: "De tal forma, Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo aquele que Nele acredita, não morra, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio Dele. Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Único de Deus." (João 3, 16-18)

A segunda: fazemos parte da Família de Deus. Isto Jesus nos revelou ao assumir a natureza humana, para participar da nossa história, reparar o nosso pecado e devolver-nos a amizade com Deus. Como homem, se fez em tudo igual a nós, menos no pecado, para dar-nos exemplo de como devemos viver como pessoas humanas, para sermos filhos de Deus, colaborar na construção de seu Reino, e participar para sempre no Reino do céu. E nos deu Maria como mãe, a fim de que todos os que imitam o seu exemplo e seguem os seus ensinamentos, sejam fiéis ao projeto do Reino.

A terceira: Mostra-nos a riqueza dos pobres, com o seu exemplo e com a sua Palavra: Ele quis nascer como uma das crianças mais pobres, mandou anunciar a sua chegada no mundo: através de um anjo, a uns pastores manifestou-lhes a sua alegria por meio de um coro de anjos, que cantavam: "Glória a Deus no mais alto do céu, e paz na terra aos homens por Ele amados!". E foram os primeiros convidados para adorá-lo na gruta de Belém. Viveu como pobre e proclamou: "Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus!"


Este é o Natal de Jesus, que sempre é um Natal Feliz! É bem diferente o Natal dos homens que, valorizando mais as coisas materiais e o consumismo, fomentam a corrupção e a violência que impedem que o povo de Deus viva em paz. 

Monsenhor Antonio


Nenhum comentário: