Páginas

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

EPIFANIA DO SENHOR: Um mundo em trevas!

O mundo está em trevas! Todos nós, habitantes do planeta terra, sabemos que esta é a triste realidade do mundo de hoje. Não é o mundo que está em trevas, e sim o ambiente que o homem criou, ofuscando a vida de todos. Uma parte da humanidade ainda não tomou consciência desta realidade, a outra parte está cercada de uma escuridão tão densa que não encontram meios para libertar-se dela. Ela invade tanto os povos ricos como os povos pobres. Os ricos estão tomando consciência de que de nada servem as riquezas acumuladas a custo de muitas injustiças. Os pobres, muitos não encontram um lugar para morar, trabalhar, e sentir-se útil; a maioria passa fome. Nesta situação, estamos celebrando mais um aniversário de vinda de Jesus.

As palavras que o profeta Isaías dirigiu a Jerusalém, capital do povo de Israel, repetem-se hoje para todo o povo cristão comprometido em continuar a missão de Jesus. (Isaías 60, 1-6) "Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. Eis que a terra está envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e a sua glória já se manifesta sobre ti. Os povos caminham à tua luz, e os reis, ao clarão de tua aurora. Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. Ao vê-los ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor".

Estas palavras do profeta Isaías caíram no vazio, e os poderosos de Israel, junto com os sacerdotes e outros responsáveis pela religião judaica, continuaram oprimindo os pobres, e desprezando os órfãos e as viúvas. Perseguiam, apedrejavam e matavam os profetas que, em nome de Deus, condenavam esta situação de injustiça. Foi neste ambiente que Jesus nasceu.

A Luz brilhou! O Filho de Deus quis participar da nossa natureza humana para ensinar-nos a valorizar a nossa dignidade humana, e aprender a respeitar os direitos dos outros, e, assim, todos nós fizermos parte dos filhos da luz, imitando o seu exemplo, seguindo os seus ensinamentos, e recebendo o perdão que ele nos ofereceu com a sua paixão e morte de cruz. São João afirma: "Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. Essa luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguira apagá-la". Jesus é a Palavra de Deus que ilumina e dá segurança a nossa vida. E pede: "Vós sois a luz do mundo! Quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida".


Ser cristão é mostrar a Luz de Cristo na própria vida!

Monsenhor Antonio


Nenhum comentário: