Páginas

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM: O Chamado de Deus!

Todos nós existimos porque Deus chamou-nos, e somos felizes na medida em cumprimos a missão que Deus nos confiou, porque ninguém existe para fazer a própria vontade e sim a Sua vontade. E ninguém encontrará a felicidade procurando os seus interesses, mas procurando o bem-estar de todos. Encontramos muitos casais afirmando: "Nós queremos ter um filho, não agora". Outros que estão querendo mais um filho e não conseguem. Resulta que Deus é o autor da vida e chama a quem Ele quer, quando Ele resolve, e com a vocação necessária para servir o seu povo. Por isso afirmamos que ninguém existe para servir-se a si mesmo, nem para servir-se dos outros, mas para servir o povo de Deus.

Esta é a verdade que encontramos em todas as páginas da Bíblia. No primeiro livro de Samuel (1Samuel 3,3-19), diz: "Naqueles dias, estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. Então o chamou: ‘Samuel, Samuel!’ Ele respondeu: ‘Estou aqui’. E correu para junto de Eli e disse: ‘Tu me chamaste, aqui estou’. Eli respondeu: ‘Eu não te chamei. Volta a dormir’. Ele foi deitar-se. O Senhor chamou de novo: ‘Samuel, Samuel!’ E o chamado repetiu-se por três vezes. Eli disse a Samuel: ‘Volta a deitar-te, se alguém te chamar, responderás: Fala Senhor, que teu filho escuta’. E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como as outras vezes: ‘Samuel, Samuel!’ E ele respondeu: ‘Fala que teu servo escuta’. Samuel crescia e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras". Assim Deus chamou o primeiro profeta.

São João conta como Jesus chama os primeiros discípulos (João 1, 35-42): "Naquele tempo, João estava de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus!’ Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: "O que estais procurando? Eles disseram: ‘Rabi (que quer dizer mestre), onde moras?’. Jesus respondeu: 'Vinde ver'. Foram ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele". Jesus começa a reunir os seus discípulos. A palavras "Vinde ver" são uma alerta para nós que pensamos que conhecer a Jesus é teoria, e só o conhecemos procurando seguir o seu exemplo.


São Paulo (1Coríntios 6,13-20) nos lembra que como cristãos somos membros do Corpo de Cristo e quem adere ao Senhor torna-se com ele um só espírito. E diz: "Ignorais que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que mora em vós e que vos é dado por Deus? E, portanto, ignorais também que vós não pertenceis a vós mesmos? De fato, fostes comprados, e por um preço muito alto. Então glorificai a Deus com o vosso corpo". Esta é a dignidade do cristão que procura imitar o exemplo e seguir os ensinamentos de Cristo.

Monsenhor Antonio


Nenhum comentário: