Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2018

3º DOMINGO DA QUARESMA: Deus é nossa salvação!


Novamente nos reunimos neste Terceiro Domingo de Quaresma, para ouvir a Palavra de Deus. No Primeiro Domingo da Quaresma, ouvíamos o povo sedento da Palavra de Deus, e Deus prometendo enviar profetas para falar em seu nome. No domingo passado, Deus nos apresentou o seu Filho, na pessoa humana de Jesus, encerrando a missão dos profetas e anunciando a chegada do Reino de Deus. E, mostrava como a Sua Palavra pode transformar a vida das pessoas e da sociedade, provando aos seus seguidores que unicamente a Palavra de Deus, acolhida e vivida pode mudar a nossa vida e o ambiente do mundo que habitamos. E mais: pedia aos que desejavam ser cristãos e cidadãos do Reino de Deus na terra, devemos continuar a missão de profeta. de Jesus. Este é o conselho do Pai: "Escutai o que ele diz".

Neste domingo, todas as leituras nos lembram: "Deus é a nossa salvação". O que ouvíamos domingo passado, confirma a Palavra de Deus deste domingo. São Paulo (1Coríntios 1, 22-25) resume esta mensagem em poucas palavras: "Irmãos, os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria. Nós, porém, pregamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e Sabedoria de Deus. Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens".

"O Cristo crucificado". Precisamos meditar bem estas palavras, porque muitos, ao ouvir a Palavra de Cristo, já pensam em Jesus como Deus. Esquecendo-se de que nós não temos possibilidade de imitar a Deus em nada, porque, além de ser espírito, é infinito e todo poderoso. Ninguém pode imitar as suas virtudes ou aos seus atributos. Só Ele nos faz participantes deles na medida em que nos colocamos à serviço do Seu Reino aqui na terra. Por isso, quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, perceberam que estavam nus. Isto quer dizer que eles haviam perdido todas as qualidades que tinham recebido de Deus para a prática do bem, e estavam sendo levados para a prática do mal.

Jesus é o nosso exemplo! São palavras dele: "Eu vos dei exemplo, para que vocês façam a mesma coisa". Ele quis participar da nossa natureza humana, para ensinar-nos como devemos comportar-nos como criaturas humanas e como filhos de Deus. Nele estão visíveis os sinais que os judeus e os homens, pedem, e a sabedoria que os gregos e os homens, procuram; e que não acham. Os cristãos de verdade, encontram tudo isto no Cristo crucificado, que para os judeus é escândalo e para os pagãos é insensatez, mas para eles, Nele está todo o poder e toda a sabedoria de Deus. A única força e sabedoria capaz de transfigurar as pessoas e até o mundo inteiro.

Assim nós entendemos a causa de toda esta verdade no livro do Êxodo (Êxodo 20,1-17) e no Evangelho de João (João 2,13-25), quando insistem em conservar a nossa confiança em Deus e na sua Palavra, e respeitar o templo como lembrança da presença de Deus no meio do povo, e lembrar-nos que ele é o lugar onde podemos encontrar-nos sempre com Ele.

Deus está sempre conosco. Por que nós não estamos com Ele?

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: