Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2018

2º DOMINGO DA PÁSCOA: Ressuscitado com Cristo!


Se nós somente celebramos a Páscoa de Jesus, e não celebramos, também, a nossa Páscoa, perdemos o tempo. Esta afirmação que pode ser exagerada por alguns, nos foi confirmada na celebração da Vigília Pascal, quando, antes de renovar as promessas do nosso batismo, o apóstolo São Paulo (Romanos 6, 3-11) nos alerta: "Irmãos, será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte que fomos batizados? Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova. Pois, se fomos de certo modo, identificados a Jesus Cristo por uma morte semelhante a sua, seremos semelhantes a ele também pela ressurreição. Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo, para que seja destruído o nosso corpo de pecado, de maneira a não servirmos ao pecado". Com estas palavras, o apóstolo confirma que, sem a nossa Páscoa, de nada vale para nós celebrar a Páscoa de Jesus.

A Palavra de Deus deste domingo nos diz como nós devemos demonstrar que celebramos a nossa Páscoa, ressuscitando com Cristo para uma vida nova. Novidade que não podemos manifestar só com palavras, mas através das obras. Na Primeira Leitura (Atos dos Apóstolos 4, 32-35) diz: "A multidão dos fiéis era um só coração uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos. Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras e casas vendiam-nas, levavam o dinheiro e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois era distribuído conforme as necessidades de cada um". Estas palavras, para muitos, serão exageradas. Porém, a Páscoa de Jesus é a reunião da grande Família de Deus. E nós temos condições de fazer parte desta Família, com a vida egoísta e injusta que levamos sem pensar em nossos irmãos?

São João (1João 5, 1-6) completa esta mesma mensagem dizendo: "Podemos saber que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, pois tudo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: nossa fé". São Paulo nos aconselha: "Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, saboreais as coisas do alto; não as coisas da terra".

No Evangelho (João 20, 19-31) vemos que Jesus apareceu, uma semana depois, a seus discípulos desejando, por duas vezes: "A Paz esteja convosco". Depois diz a eles e hoje repete para nós: "Como o Pai me enviou eu vos envio". Continua dizendo o porquê nós devemos anunciar a paz para todos, porque ele nos reconciliou com o Pai com a própria vida, e ressuscitando garantiu-nos a vida eterna. Mas, precisamos perdoar ao irmão que nos ofendeu e partilhar com ele tudo o que do Pai recebemos.

ESTE É O ÚNICO CAMINHO PARA A PAZ QUE PROCURAMOS!!!

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: