Páginas

sábado, 14 de abril de 2018

3º DOMINGO DA PÁSCOA: Caminhar com Cristo!


Celebrar a Páscoa, para muitos, consiste em lembrar a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus. Afirmamos que esta é a Páscoa de Jesus, que se resume em celebrar um acontecimento histórico, como tantos outros, que lembramos sem atingir-nos em nada. Desta forma, a Páscoa de Jesus, não têm nenhuma influência em nossa vida, como não tem resultado algum na vida de muitos cristãos, sendo esta a causa da corrupção e da violência que nos atormenta. Por isso, insistimos que precisamos celebrar a nossa Páscoa. Talvez você pergunte: como posso celebrar a minha Páscoa? Jesus nos dá a resposta: "Eu vos dei exemplo para que vocês façam a mesma coisa". Trata-se de seguir os passos de Jesus, desde o seu nascimento até a sua morte, ressurreição, e entrar na eternidade. Por isso, ele nos adverte "Eu sou o Caminho" para construir um mundo mais humano, e para conseguir a felicidade eterna. Por isso, a Páscoa não é uma festa, é seguir os passos de Jesus desde a sua chegada ao mundo até a sua entrada no céu. .

A Palavra de Deus deste domingo convida-nos a meditar como deve ser a nossa caminhada. A Primeira Leitura (Atos dos Apóstolos 3,13-19) deste domingo diz: "Naqueles dias, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: ‘O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo, Jesus. Vós o entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a soltá-lo. Vós rejeitastes o santo e o justo e pedistes a liberdade de um assassino. Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. E agora, meus irmãos, eu sei que vós agistes por ignorância, assim como vossos chefes. Deus, porém, cumpriu desse modo o que havia anunciado pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo haveria de sofrer. Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados”. Esta é a nossa Páscoa: "Convertei-vos e crede no Evangelho!".

São João, na Segunda Leitura (1João 2, 1-5), diz: "Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um defensor: Jesus Cristo, o justo. Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro. Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. Quem diz: "Eu conheço a Deus", mas não guarda os seus mandamentos, é um mentiroso, e a verdade não está nele. Naquele, porém, que guarda a sua Palavra, o amor de Deus é plenamente realizado". Assim, a Palavra de Deus nos revela que a Páscoa de Jesus atinge o mundo inteiro, mas somente participam dela os que, arrependidos dos seus pecados, guardam os seus mandamentos. Nisto consiste a nossa Páscoa.

Para nós é difícil entender a Páscoa de Jesus, e mais ainda a nossa Páscoa. Ele precisou explicar bem aos seus discípulos: "Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras e lhes disse: ‘Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso”. Ouvindo estas Palavras de Jesus, devemos perguntar-nos: Nós damos testemunho que Cristo ressuscitou, com a nossa felicidade de termos ressuscitado, observando os seus mandamentos?

A PÁSCOA É ETERNA, PARA CRISTO E PARA NÓS!

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: