Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2018

5º DOMINGO DA PÁSCOA: O Valor dos Frutos!


O Evangelista São Mateus (Mateus 21,19-21) nos conta um fato realizado por Jesus que a muitos nos custa de entender o seu significado. "Na manhã seguinte, voltando para a cidade, Jesus ficou com fome. Viu uma figueira perto do caminho, foi até lá, mas não achou nada, a não ser folhas. Então Jesus disse à figueira: 'Que você nunca mais dê frutos'. E, no mesmo instante, a figueira secou. Vendo isto, os discípulos ficaram espantados, e disseram: 'Como é que secou tão depressa?". Jesus usou este fato para mostrar-nos que, com fé, tudo é possível, mas, sem fé, é impossível dar frutos. E que as árvores têm seu tempo para dar frutos. Nós, porém, precisamos ter sempre frutos para saciar a fome de quem precisa. Isto nós só conseguimos pela fé.

A Palavra de Deus deste domingo (Atos 9,26-31) começa apresentando-nos a Paulo, um dos maiores perseguidores dos cristãos. Com certeza muitos já se perguntaram o porquê Jesus quis fazer dele um dos maiores apóstolos. Meditando sobre todas as leituras deste domingo, encontramos a resposta: Saulo estava sendo coerente com a religião que tinha aprendido, acreditava estar certo, mesmo trilhando um caminho errado. Assim, entendemos a razão que o levou depois a lutar pelo Evangelho de Jesus mais que os outros. Porque ele era coerente com a sua fé!

São João (1Jo 3,18-24) começa dizendo o que nós precisamos ouvir e meditar: "Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade". Esta é a maneira de amar da maioria dos cristãos. Ele continua dizendo como deve ser o nosso amor: "Este é o mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e que nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que Ele nos deu. Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele".

Jesus, no Evangelho (João 15, 1-8), nos ensina a única maneira que nós temos para dar os frutos que nós precisamos, que muitos estão procurando, e que Deus deseja para todos. Diz: "Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer". Como na videira são os ramos que dão as uvas, Cristo nos lembra que também ele realiza todas as suas obras por meio de todos nós. Assim, nós estamos perdendo o tempo, quando ficamos pedindo, esperando que ele faça. Com estas palavras nos lembra que Ele nos dá vida, e nós devemos dar os frutos. Tantos os frutos materiais para que ninguém passe fome, como os frutos espirituais, para que todos nós descubramos a alegria de viver e nos afastemos dos caminhos que conduzem à violência e à morte.

"Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto, ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda". Com estas palavras, ele nos faz duas advertências. A primeira, que Cristo é a nossa única salvação. A segunda, que o Pai purifica aos que dão fruto, para que dêem mais fruto ainda. Este é o sentido da promessa de Jesus: "Quem têm lhe será dado e terá em abundância; quem não têm, até o pouco que tem, lhe será tirado".

Muitos, não sabem fazer nada, porque nunca fizeram nada!

Monsenhor Antonio




Nenhum comentário: