Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2018

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO: A nossa força!


A humanidade inteira está vivendo uma situação de incertezas e de impossibilidade de encontrar uma solução pelos problemas que deve enfrentar todos os dias. Para orientar-nos, Deus convida a todos os seus filhos a se reunirem todos os domingos para lembrar o exemplo que Jesus nos deixou, e os ensinamentos que Ele nos deu, como luz para guiar os nossos passos. Ele mesmo afirma: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue, não anda nas trevas, mas terá a luz da vida". Depois acrescenta: "Vos sois a luz do mundo! De tal forma brilhe a vossa luz diante dos homens, que eles, vendo as vossas obras boas, glorifiquem o vosso Pai que está no céu". Talvez nos perguntemos: o que nós devemos fazer para que isto aconteça? Para responder a esta pergunta, além do exemplo e dos ensinamentos de Jesus, a Igreja nos apresenta a vida dos santos. Hoje celebramos o martírio de São Pedro e de São Paulo. As leituras deste domingo no dizem de onde eles tiraram a força e a coragem para enfrentar todas as dificuldades, até o martírio.

Na vida em Comunidade (Atos dos Apóstolos 12, 1-11). Herodes mandou matar à espada Tiago, irmão de João. Vendo que isto agradou aos judeus, mandou prender Pedro, colocou-o na prisão com a intenção de apresentá-lo ao povo quando passasse a páscoa. "Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele. Naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, preso em duas correntes; e os guardas vigiavam a porta da prisão. Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela. O anjo tocou o ombro de Pedro e disse: ‘Levanta-te depressa!’ As correntes caíram-lhe das mãos. O anjo continuou: ‘Coloca o cinto e calça tuas sandálias!’ Pedro obedeceu e o anjo lhe disse: ‘Põe tua capa e vem comigo!’ Pedro acompanhou o anjo e não sabia que era realidade o que estava acontecendo por meio do anjo, pois pensava que aquilo era uma visão. Depois passaram pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por uma rua e logo o anjo o deixou. Então Pedro caiu em si e disse: ‘Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava". Desta forma, Deus mostrou que protege a todos os lhe são fiéis e servem à comunidade.

A intimidade! Este é o outro nome do Amor. Nós conhecemos as três virtudes: a fé, a esperança, e o amor. Isto teoricamente, porque, na prática, devemos examinar como estamos mostrando a nossa fé e, também a esperança. O amor tem outro nome: intimidade. Esta virtude é difícil encontrá-la nos dias atuais, até mesmo dentro das famílias. Ela é a essência de Deus: "Deus é amor, e quem permanece no amor, permanece com Deus, e eu permaneço com ele" afirma. Jesus. São Paulo afirma (2Timóteo 4, 6-8): "Caríssimo, enquanto a mim, já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento da minha partida, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa".

Firmeza na Fé! Jesus (Mateus 16, 13-19), depois de ouvir o dizem os homens a seu respeito, pergunta aos discípulos o que eles pensam. Pedro responde: "Tu és o Cristo Filho de Deus vivo". Jesus diz à Pedro: "Você é feliz!". Nisto está a nossa força! Este é o exemplo de São Pedro e São Paulo. E o ideal é que os imitemos!

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: