Páginas

sábado, 14 de julho de 2018

15º Domingo do Tempo Comum: SÁBIOS POR NATUREZA




No domingo passado a palavra de Deus nos lembrava que todo cristão deve ser também profeta,  e afirmava  que esta missão já  foi nos comunicada no dia do nosso batismo. Para muitos  pode ter  sido uma  novidade  por não  ter prestado atenção nas palavras do  celebrante  e que devíamos  ter transmitido  para o filho ou afilhado. Por causa da nossa omissão, nós somos obrigados a suportar a situação do mundo em que vivemos. Pensamos que seriamos capazes de construir o  mundo  orientado pelas teorias dos homens, desconhecendo que a verdadeira sabedoria a recebemos de Deus. Agorvemos  o  resultado, a  ciência  dos homendestruiu   toda  a naturezae está colocando em perigo a vida de.toda a humanidade.
Todos nós  somos  profetas  de Deus!  Esta  afirmação  que  pode  estranhar  a muitas  pessoas,  e levar  a  todos a se perguntarem,  o que deve fazer o profeta? E de onde  tirar  a  sabedoria?  Esta é a  resposta  que  Deus  pede  que  meditemos    neste domingo. Nos é apresentada, não através de palavras poderiam confundir nos, e sim com fatos concretos  para  evitar  todas  as  dúvidas.  A primeira é pelo profeta Amós  (Am 7,12-15) "Naqueles dias, disse Amassias, sacerdote de Betel, a  Amós:  Vidente, sai e procura refúgio em Judá,  onde  possas ganhar teu  pão e exercer a profecia; mas em Betel não deverás insistir em profetizar, porque  aí fica o santuário do rei e a corte do reino." Respondeu  Amós a  Amassias, dizendo:  "Não Sou  profeta nem sou filho de profeta; sou pastor de gado e cultivo sicômoros. O Senhor chamou-me quando eu  tangia o rebanho, e me disse: 'vai profetizar para Israel, meu povo." Destas  palavras, deduzimos ás duas realidades que nos atormentam: A ciência dos homens que deseja ocupar o  lugar de  Deus, e  nós seguimos  as teorias  dos  homens  e  desprezamos a Sabedoria que Deus dá à todo ser humano, até aos analfabetos.
São  Paulo nos confirma  a  mensagem do profeta, dizendo (Ef 1,3-14): "Bendito  seja Deus, e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou  com toda bênção do do seu Espírito em virtude  da  nossa  união  com  Cristos no Céu. Em Cristo, ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar,  no  amor.  Ele  nos  predestinou   a   sermos  seus   filhos  adotivos   por  intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão de sua vontade, para o  louvor de sua glória  e  da  graça  com que ele nos cumulou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda  sabedoria  e  prudência.  Ele  nos  fez  conhecer  o  mistério  de sua  vontade,  o desígnio  benevolente  que   de  antemão   determinou  em  si mesmo,  para   levar  à plenitude o tempo estabelecido  e  recapitular  e,m  Cristo,  o universo inteiro: tudo o que está no  céus e tudo o que está sobre a terra.” Assim, ele nos conta como ele está cumprindo  a sua missão, e nos mostra como nós deveríamos cumprir a nossa missão para ser  cristãos  de  verdade. A Sabedoria que nos ajudaria a construir o mundo que todos nós desejamos, tem sua origem na única Sabedoria que é um atributo privativo de Deus .
Jesus  (Marcos 6, 7 - 13)  recomendou  a seus discípulos,  quando  os enviou a pregar dois a dois:  "Não  leveis nada para o caminho, a não ser um cajado, nem pão, nem sacola,  nem dinheiro  na cintura  mandou que andassem de sandálias e que não levassem  duas  túnicas. " Ele nos mostra que as coisas materiais que tanto procura a ciência dos homens, são contrárias a Sabedoria de Deus. 


Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: