Páginas

sábado, 13 de outubro de 2018

28º Domingo do Tempo Comum - A SABEDORIA DE DEUS


              Hoje todos nós estamos vivendo num mundo vítimas de sua falsa sabedoria. A partir do dia em que Eva ouviu as palavras da serpente: “O dia em que comerem desta fruta, se abrirão os vossos olhos e sereis como deuses, conhecendo o bem e o mal.” O demônio mentiu prometendo que seríamos como deuses; porém disse a verdade, garantindo que conheceríamos o bem e o mal. Hoje, os que continuam orientando-se pela palavra de Deus, possuem a Sabedoria de Deus, nos mostram como Ele continua fazendo o bem; e os que seguem as teorias dos homens estão perdidos no mundo das trevas, cercados pelas falsas promessas da serpente, hoje divulgadas por uma multidão de pessoas humanas que estão à sua disposição. Deus fez-nos livres para escolhermos, e hoje Ele nos lembra que a opção é nossa.
          O livro da Sabedoria (7,7-11) afirma: “Orei, e foi me dada a prudência; supliquei e veio a mim o espírito da sabedoria. Preferi a sabedoria aos cetros e aos tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza: a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e, diante dela, a prata será como a lama. Ameia mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga. Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos.”Esta é a Sabedoria que os homens transformaram em diplomas que fizeram deles os donos do mundo, com o direito de destruir toda a natureza, e colocar em risco os destinos da humanidade.  
          São Paulo (Hb 12-13) afirma que, quando é a palavra de Deus que guia os nossos passos, a realidade é diferente porque: “A palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até  dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos e é a ela que devemos prestar contas.”
          O evangelho (Mc 10,17-30) lembra-nos a história do jovem que vai á procura de Jesus perguntando:“Bom mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Ele, como a maioria dos cristãos, procurava a Jesus como Filho de Deus e Ele se apresenta como homem, dizendo: “Por que me chamas de bom? Deus é bom e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás, não cometerás adultério, não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe.”Ele respondeu: “Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha juventude. Jesus olhou para ele com amor e disse: “ Só te falta uma coisa: Vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois vem, e segue-me. Mas, quando ouviu isto, ficou abatido e foi embora, porque era muito rico.” 
          As falsas teorias humanas, são manipuladas porque são fruto do egoísmo humano, porém não podem trazer-nos a segurança e a paz; a Sabedoria de Deus, plantada no nosso coração, não podemos manipular, por ser divina e eterna. Por isso, a ciência dos homens, quando se afasta da Sabedoria de Deus, só prega a injustiça, e espalha a violência e a morte. Os analfabetos nos deixaram grandes obras de arte, enquanto os cientistas nos deixam este mundo destruído,com quem nós estamos?


Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: