Páginas

sábado, 26 de janeiro de 2019

3º Domingo do Tempo Comum NÓS SOMOS IGREJA


          Comentando sobre o batismo de Jesus, afirmei que nas águas do rio Jordão nasceu a Igreja de Cristo. Esta afirmação deve ter estranhado a muitas pessoas, mas é a realidade, porque nele foi batizado o primeiro filho adotivo de Deus, ensinou-nos o que devíamos fazer todos os que queremos fazer parte da Sua família, que é a Igreja que Ele fundou em nome de Deus, e receber o sacramento do batismo. Reuniu na mesma Igreja a todos os que acreditavam em Deus, antes de Cristo e depois de Cristo. Para todos, Jesus disse: ”Quando quiserdes rezar, digam Pai nosso.” Assim nos ensina que fazemos parte da família de Deus, e Ele se apresenta como nosso irmão, dizendo: “Eu vou para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” Declarando assim que Ele, e todos os que seguimos o seu exemplo, formamos a mesma família.
          Nós afirmamos que somos cristãos e até rezamos a oração do Pai nosso, mas parece que temos medo e que não acreditamos que Deus é o nosso Pai. A palavra de Deus deste domingo, deseja que mudemos esta maneira de pensar e de agir porque isto nos impede sentir o amor e o carinho com que Ele nos trata. Começa com as palavras do livro de Neemias que nos conta que o sacerdote Esdras  fez a leitura da lei diante da assembléia desde manhã até o meio dia. O povo a acompanhava com atenção. “O governador Neemias, Esdras sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo disseram a todos: Este é um dia consagrado ao Senhor vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis, pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da lei.” Ouvindo esta leitura, surgem duas perguntas: para os sacerdotes, como  nos preparamos para anunciar a palavra de Deus? E para o povo, gostamos de ouvir a palavra de Deus? Por isso, todos estamos perdidos.
          São Paulo, na primeira carta aos cristãos de Corinto (12,12-30) nos conta qual é a missão de cada um dos membros da Igreja que, somos todos nós, para que não falte o necessário a ninguém, Que por isso, cada um de nós é chamado para uma missão diferente para que todos sejamos atendidos em nossas necessidades  materiais e espirituais, e por nosso intermédio, Deus possa mostrar que Ele é realmente Pai e que cuida de todos os seus filhos. Para que nós possamos cumprir a nossa missão nos promete a luz e a força do Espírito Santo, que é a ajuda que o Pai nos dá para sermos fieis a nossa missão. Assim, nos sintamos felizes, colaboremos na construção do seu Reino de Amor, de Justiça, e de Paz.
          Jesus, o primeiro membro da Igreja, a Família de Deus, veio para livrar-nos da escravidão do pecado, ensinar-nos de como podemos recuperar a dignidade de filhos de Deus, e nos mostrar como nós podemos participar da Família de Deus, que é a Igreja, da qual todos nós somos responsáveis. No evangelho, São Lucas afirma: ”Jesus voltou para a Galileia com a força do Espírito Santo,” para que lembremos sempre de que a força de toda Igreja, e de cada um de nós, vem do Pai. Assim Ele agiu durante roda a vida, e prometeu: “Quem crer em mim, fará as obras que eu faço e fará ainda maiores, porque vou ao Pai.” E, ao despedir-se de seus discípulos para ir para o céu, recomendou: ”Não se afastem de Jerusalém até receber o Espírito Santo. O Espírito Santo virá sobre vós, e dele recebereis força para ser minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaría, e até os confins da terra.” Com estas palavras, Ele nos mostra qual é a nossa missão como membros de Igreja, e onde encontraremos a força necessária para cumpri-la.



Monsenhor Antonio


Um comentário:

Raquel Moreda disse...

Que benção é poder continuar a "ouvir" seus sermões Monsenhor Antonio, há km de distância.
Sua clareza de pensamentos, a forma como nos trás o evangelho às situações cotidianas são uma catequese constante.
Peço a Deus que continue lhe abençoando com todos essa sabedoria para que nós possamos continuar a nos fortalecermos em suas palavras.
Grande e fraternal abraço.
Raquel Moreda Perroni (não mais em Campinas, mas ainda longe de Olimpia, agora em Amparo)