Páginas

sábado, 17 de junho de 2017

11º DOMINGO DO TEMPO COMUM: O Valor do Ser Humano!

Deus conhece a limitação humana. Ele sabe que nós temos facilidade em afirmar que somos cristãos, mas que, na verdade, duvidamos Dele e da providência com que zela por nós, e acreditamos mais nas palavras dos homens e confiamos mais nas suas falsas teorias do que na Verdade que Ele nos revela na Bíblia, e nos é confirmada com o exemplo e as palavras de Jesus. Nas leituras que encontramos neste domingo, encontramos a palavra discípulo, e isto faz com que muitos cristãos pensem que a mensagem vá dirigida para o papa, os bispos, e os padres, e não é dirigida aos cristãos. Mas para Deus existe só uma realidade: Ele é o Pai e todos somos seus filhos, embora tenhamos atividades diferentes dentro do seu povo. 

A Primeira Leitura deste domingo (Ex. 19,2-6), diz que todos nós fazemos parte do povo de Deus, sem fazer nenhuma distinção de pessoas. Deus disse a Moisés: "Assim deverás falar à casa de Jacó e anunciar aos filhos de Israel: Vistes o que fiz aos egípcios e como vos levei sobre asas de águia e vos trouxe a mim. Portanto, se ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança sereis para mim a porção escolhida dentre todos os povos, porque minha é toda a terra. E vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa". No nosso batismo, a Igreja lembrou-nos que, naquele momento, nós começamos a participar do sacerdócio de Cristo e do povo de Deus. 

São Paulo (Rm. 5,6-11), lembra-nos que Cristo pagou a nossa dívida, com o seu sangue, e nos reconciliou com o Pai: "Quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte de seu Filho; quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida!". No Evangelho, encontramos a Jesus (Mt.9,36-10,8) enviando os seus discípulos para anunciar que o Reino de Deus está próximo. Mas, para fazer parte do seu Reino e para anunciá-Io aos outros, é preciso desprender-se das coisas materiais e, assim, demonstrar que para Deus têm mais valor a pessoa humana que todas as coisas materiais. Por isso, pede: "Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos céus está próximo'. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!" Mensagem oportuna para nós que, qualquer coisa vale mais, que o ser humano!

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: