Páginas

terça-feira, 13 de junho de 2017

SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE CRISTO (CORPUS CHRISTI)

Desde o dia treze de junho de 1963, a paróquia de São João Batista enfeita as ruas por onde passa a procissão que realizamos neste dia em agradecimento a Cristo que está presente na Eucaristia. Toda esta preparação é feita como gesto de amor e de gratidão, de todo o povo, para Jesus que prometeu e está cumprindo: "Eu estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos". Neste dia, ele nos está lembrando de três coisas que são essenciais para a nossa vida e para a paz do mundo: 

A primeira está resumida nas palavras "Corpus Christi", que significa "o Corpo de Cristo". Esta festa é uma lembrança da vida humana de Jesus de Nazaré. Ele veio na terra para mostrar-nos a dignidade de toda pessoa humana, hoje completamente desprezada pelos homens, principalmente os mais humildes e pobres sofrem esta situação; porém; é valorizada por ele que nasceu; passou a vida inteira; e morreu no meio deles. Os ricos e poderosos o crucificaram, usando a injustiça e apoiados nas leis injustas que eles inventaram, sem respeitar os direitos e os deveres que tem toda pessoa humana. Sendo que esta é a única atitude indispensável para solucionar a situação cruel em que todos nós estamos vivendo. 

A segunda é para demonstrar que Jesus não veio a passear neste mundo, e sim assumiu a natureza humana, para fazer parte da nossa história, participando das nossas alegrias e confortar-nos nas horas de sofrimento. Sua presença, não se reduz a uma bênção para as nossas famílias, mas na certeza de que ele está sempre conosco para acompanhar a nossa luta do dia-a-dia. 

A terceira é para entendamos que tudo depende da nossa colaboração. A mesma Palavra de Deus que criou o mundo e todas as coisas necessárias para o nosso bem-estar, que coloca todas estas sob a nossa responsabilidade para que as cuidemos, com carinho; a fim de que não falte o necessário a ninguém; e; assim; todos nós possamos viver em paz, continua confiando em nós. Apesar de nós termos transformado a terra num grande feudo, onde um pequeno grupo vive acumulando riquezas, que mantém o povo escravo e amarrado por umas leis injustas, onde a imensa maioria passa fome porque ela não permite que a terra dê os frutos necessários para todos, preferindo o que pode ajudar-lhes mais em ganhar dinheiro e satisfazer as suas vaidades. 

Jesus continua esperando a nossa colaboração, enquanto nós, esquecendo os seus ensinamentos, continuamos seguindo as teorias dos homens que nos oferecem este mundo de corrupção, de fome, de violência e morte. 

Jesus, ainda confia em cada um de nós! Ele deseja trazer em todos os nossos lares a sua Paz! Depende de nós! 

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: