Páginas

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

1º DOMINGO DA QUARESMA: O Reino de Deus está próximo!


Estamos iniciando o tempo de Quaresma. Este é um dos períodos mais marcantes do ano litúrgico. Quando perguntamos para o povo: o que é a quaresma? Todos nos darão uma resposta: uns dirão que é o tempo de preparação para a Páscoa; outros afirmarão que é tempo penitência; outros lembrarão que é tempo de confessar e de comungar. Todas estas respostas são verdadeiras, porém falta a resposta mais completa que Jesus anunciou-nos, e que nós ainda não conhecemos: "O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo". Este é um alerta dirigido a todo o povo de Deus: que chegou a hora de' fazer a nossa escolha. Assim como fizeram todos desde o início de humanidade: uns seguiram o exemplo dos primeiros pais, duvidando de Deus e desprezando a sua Palavra, e outros continuaram fiéis a Deus e seguindo os seus ensinamentos.

Agora nos é apresentada a última oportunidade: "Convertei-vos e crede evangelho". Se queremos pertencer ao Povo de Deus, precisamos acreditar no Evangelho. Isto é, precisamos seguir o exemplo de Jesus e "obedecer aos seus ensinamentos". Ser cristão e seguir as teorias dos homens é impossível. "Ninguém pode servir a dois senhores", nos adverte Jesus. Por isso, ao chegar a hora de restabelecer a nossa amizade com o Pai, pela sua paixão e morte, Jesus nos pede: "Convertei-vos e crede no Evangelho". Isto quer dizer que precisamos escolher entre as teorias dos homens e a palavra de Deus. Por querer misturar estas duas coisas, não conseguimos a paz que o Cristo Ressuscitado nos oferece e que nós precisamos:

Jesus "foi tentado por Satanás" nos lembra o Evangelho (Marcos 1,12-15). Antes ele lembra-nos que "O Reino de Deus está perto!" Ele quis dar-nos exemplo dos perigos que nós precisamos vencer para consegui-lo. Por isso, ele quis enfrentar as mesmas tentações que todos devemos enfrentar, sem medo, confiando na bondade de Deus, e guiados pela luz da sua palavra. Este é o exemplo que ele nos deixou para que nós o imitemos. Ele assumiu a natureza humana para revelar-nos o mistério do Reino de Deus, as suas características de Verdade e de Vida, de Santidade e de Graça, de Justiça, de Amor, e de Paz. Não conseguimos fazer parte deste Reino, aqui na terra, porque recebemos o batismo, mas continuamos seguindo os conselhos dos homens, contrários à Palavra de Deus. Eis a razão do pedido de Jesus: "Convertei-vos e crede no Evangelho". Isto quer dizer que precisamos desprezar as teorias dos homens' e seguir a Palavra de Deus.

Este é o caminho que Jesus. nos ensina para garantir a paz e a felicidade que Deus preparou para nós neste mundo. E que ele assumiu a nossa natureza humana para mostrar-nos o caminho que devemos seguir, para pagar pelo nosso pecado, e para restabelecer a nossa amizade com Deus.

A quaresma nos lembra a última oportunidade que Deus nos oferece!

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: