Páginas

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

QUARTA-FEIRA DE CINZAS: Embaixadores de Deus!!!


"Irmãos, somos embaixadores de Deus". Com estas palavras, o apóstolo São Paulo (2Cor 5, 20-6,2) inicia a mensagem desta quarta-feira de cinzas, quando nós iniciamos mais uma quaresma, tempo destinado a nos preparar para celebrar a festa da Páscoa. Assim, ele nos lembra da obrigação que pesa sobre cada um de nós de preparar-nos para participar da Paz e da verdadeira Felicidade que Jesus Ressuscitado nos oferece. E de não esquecer de que: "Somos embaixadores de Cristo e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: Deixai-vos reconciliar com Deus". Para que nós nunca nos esqueçamos que Jesus foi enviado para salvar todo o seu povo, e não só a uns poucos privilegiados, por isso ele afirma que nós somos embaixadores para pedir a todos: "Deixai-vos reconciliar com Deus". Porque é Cristo quem nos reconcilia com Deus, não somos nós. Da mesma forma que nós gostaríamos de transformar este ambiente de violência num mundo de justiça e de paz, e não conseguimos, o Reino de Deus, aqui na terra e no céu, só será possível, seguindo o exemplo e os conselhos de Jesus. Este é o nosso compromisso de cristãos, e como povo de Deus!

"Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus". Este é outro compromisso que assumimos como cristãos: "Ser justiça de Deus". Se todos os que chamamos de cristãos cumprissem o dever de "serem Justiça de Deus", seria possível este mundo ser dominado pela corrupção e pela violência? Só podemos entender esta triste situação que estamos vivendo no mundo inteiro, admitindo que nós teimamos em manter o nome de cristãos, mas seguimos os conselhos do inimigo de Cristo. E, na Páscoa, Jesus paga com a sua morte o pecado da injustiça, para que todo o povo de Deus possa viver em paz. Por isso, o Filho de Deus se fez homem, e quem quiser ser cristão deve imitar o exemplo de justiça que ele nos dá

São Paulo, pede: "Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a Graça de Deus, pois Ele diz: ‘No momento favorável eu te ouvi e no dia da salvação eu te socorri. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação". Jesus mostrou-nos o caminho com o seu exemplo, e nos lembra: "Ninguém vai ao Pai senão por mim". Ele é o Caminho!

A Campanha da Fraternidade deste ano nos lembra que "Todos somos irmãos". Esta verdade já nos foi anunciada, através de Moisés, quando fez aliança com o povo Israel que se encontrava no deserto do Sinai. Nos dez mandamentos, que eles se comprometeram observar com fidelidade, está o compromisso de respeitar os direitos do Senhor Deus, e de respeitar também os direitos dos irmãos. Esta foi a missão de Jesus, durante a sua vida, lembrando-nos que devemos: "Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos". Disto deu-nos exemplo durante toda a sua vida, e provou que nos amava como irmãos, carregando o peso dos nossos pecados e pagando por eles pregado na cruz. Com a sua Ressurreição, garantiu-nos a Vida Eterna. Mas isto depende de nós!


Monsenhor Antonio


Nenhum comentário: