Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2018

CEIA DO SENHOR: Exemplo de Vida!


Nós aprendemos a rezar o Pai nosso, mas não entendemos que não é só uma oração para ser rezada, e sim uma norma de vida para o cristão. Não temos direito de chamar a Deus de Pai se não tratamos a todos como irmãos. Com frequência participamos da missa todos os domingos, porém, poucos entendem que nela Jesus nos mostra como deve ser a nossa vida. A missa não é só para ser assistida; a missa é para ser vivida. As palavras de Jesus são claras: "Fazei isto em memória de mim," E quando estas palavras pronunciamos na missa, damos continuação ao mandamento que ele nos deu: "Eu. dei-vos exemplo para que vocês façam a mesma coisa". (João 13,1-15)

Importância da Palavra de Deus! A primeira parte da missa leva-nos a ouvir e meditar a Palavra de Deus, porque nela está a vida e a luz que deve guiar os nossos passos. Por isso, quem faz as leituras, deve aprender a ler para os outros, e, quem ajuda ao povo a meditar sobre elas, precisa estar preparado para ser fiel à Palavra de Deus.

Jesus lava os pés dos apóstolos! Com este gesto nos dá uma lição que é necessária para ter paz, tanto na família como na sociedade, e é indispensável para família de Deus. Assim entendemos a resposta que Jesus deu a Pedro que achava que não era digno que o Mestre se ajoelhasse diante dele para lavar os pés: "Se eu não te lavar, não terás parte comigo". Quer dizer que para fazer parte de uma família de Deus, é necessário aprender a servir os outros. Isto é indispensável para o relacionamento entre marido e mulher, e entre pais e filhos e para qualquer família. A mesma atitude de serviço deve existir entre as autoridades e o povo, se eles desejam a paz. Pretender servir-se dos outros para proveito próprio, é a causa da violência.

Na família de Deus não é aceito o traidor! Por isso, antes de instituir a Eucaristia, Jesus disse com clareza: "Eu garanto que um de vocês vai me trair." Os discípulos se assustaram. Ele ainda fez um gesto de amizade: "pegou um pedaço de pão, o molhou e o deu para Judas Iscariotes". Como ele persistiu na ideia de entregar o Mestre, acrescentou: "O que você pretende fazer, faça logo". Assim, Jesus nos ensina que onde existe um traidor a paz é impossível. Por isso, no sacramento do matrimônio, exige amor e. fidelidade para que todas as famílias vivam em paz e sejam felizes, e colaborem para a construção de um mundo justo e fraterno.

Depois, "Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e disse: 'Isto é o meu corpo que é dado por vós, fazei isto e minha memória'. Tomou também o cálice e disse: 'Este é a nova aliança, em meu sangue'. Todas as vezes que dele beberdes fazei isto em minha memória". Este é o momento mais importante, porque ele anuncia o sangue que oferecerá no dia seguinte, morrendo crucificado. Com estas palavras nos garante duas verdades: sua presença entre nós, quando nos reunidos em comunidade; e que nós devemos viver para os outros, como ele deu sua vida por nós.

Isto é o que celebramos na Santa Missa. Porém, não serve para nada se nós não procuramos viver assim no nosso dia-a-dia. As palavras: "Fazei isto em memória de mim". Não se referem só que nós devemos participar da missa, mas que o que nós celebramos, de acordo com o que Jesus fez por nós, nós precisamos fazer para os outros. Assim, poderemos chamar a Deus de Pai, daremos provas de que somos discípulos de Jesus, e transformaremos o mundo no Reino de Deus, ou família de irmãos!

Monsenhor Antonio



Nenhum comentário: