Páginas

sábado, 31 de março de 2018

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO: A Nossa Páscoa!


Feliz Páscoa! Esta é a saudação que todos nós usamos para cumprimentar-nos neste Domingo de Páscoa. De fato, esta é a saudação mais apropriada. Porém, devemos perguntar-nos: O que celebramos neste dia de Páscoa? O que significa o dia em que Jesus ressuscitou? Durante a quaresma, muitos fizeram a Via-Sacra. Durante esta semana, lembramos a Paixão e Morte de Jesus, e hoje celebramos a sua ressurreição. Este foi o acontecimento mais importante para a humanidade de todos os tempos. Por isso, merece ser celebrado. Mas, ficando só nisso, estamos perdendo o tempo. Ficamos numa comemoração como tantas outras que fazemos durante o ano. E assim, nossa vida continua como antes: Esta é a Páscoa para boa parte dos cristãos, e assim continuam levando uma vida de pagãos, mesmo sendo batizados.

Feliz Páscoa! É uma exclamação de alegria porque Jesus ressuscitou! E a Igreja nos convida a expressar esta alegria porque é a Páscoa de Jesus e também é a nossa Páscoa. Agora entendemos a causa que Lucas, ao contar o nascimento de Jesus, afirma que: "Maria deu à luz ao seu filho primogênito". A importância da Páscoa está em que hoje ficaram evidentes as palavras do evangelista: “Jesus é o primeiro homem que viveu como nós, não deixou-se vencer pelas tentações, foi sempre fiel à palavra de Deus, abraçou todos os nossos sofrimentos, morrendo na cruz pagou pelos nossos pecados, e ressuscitando deu-nos a certeza da vida eterna; Ele foi o primeiro ser humano que ressuscitou e entrou no Reino do céu”.

Ele nos diz qual é a nossa Páscoa: "Eu vos dei exemplo para que vocês façam a mesma coisa”. Jesus veio participar da nossa história para nos ensinar a viver corno seres humanos, respeitando a Deus como Pai, guiados pela Sua palavra, viver para que todos os nossos irmãos tenham o necessário, e todos possamos viver em paz. Com a certeza de que, vivendo assim, transformaremos este inferno que os homens inventaram, no paraíso que Deus tinha preparado para nós. E que Jesus lhe dá o nome de Reino do céu, porque já começaremos a desfrutar, aqui na terra, da paz e da felicidade, que Ele nos reserva para toda a eternidade.

Esta é a Nossa Páscoa! Podemos afirmar que a Páscoa de Jesus seria um fracasso, sem a nossa Páscoa. Nós repetiríamos o gesto de Adão e Eva que desprezaram a Palavra de Deus para seguir os conselhos do demônio; imitaríamos o exemplo dos sacerdotes e outros responsáveis pela religião judaica que seguiram o exemplo dos poderosos, oprimindo os pobres. Todos eles desapareceram.

Celebramos a Páscoa de Jesus, com as mesmas características: num mundo dominado por um pequeno grupo de pessoas, que destroem a natureza, sem medir as consequências; usam a terra para acumular riqueza, sem pensar que muitos morrem de fome; enganam o povo com a promessa de protegê-lo, depois o oprimem com a corrupção e promulgando leis injustas. Infelizmente, os responsáveis pela religião estão comprometidos nesta situação. O resultado é a violência que assusta a todos. Por isso, Páscoa não é um dia e sim uma mudança de vida da qual depende a nossa segurança e a paz neste mundo e o nosso destino eterno. Eis o porquê Deus no oferece uma quaresma, não para celebrar a Páscoa de Jesus, mas para preparar a nossa Páscoa. Assim podemos desejar

FELIZ PÁSCOA!!!

Monsenhor Antonio





Nenhum comentário: